Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > V CIAPS: encerramento é marcado pela Premiação de trabalhos

V CIAPS: encerramento é marcado pela Premiação de trabalhos

Última atualização em Sexta, 07 de Mai de 2021, 20h39

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (07), o encerramento do V Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (V CIAPS). O evento teve como tema “Aproximando a ciência da prática para Saúde da Mulher em tempos de COVID-19” e foi transmitido pelo do canal no youtube do Nuepes Não Mortalidade Materna.

mesa_de_encerramento.jpg

Mesa de encerramento do V CIAPS

O Vice Reitor da UFPI e presidente do congresso, Viriato Campelo agradeceu a todos os participantes e finalizou a edição, com um discurso de despedida. “A nossa universidade está perfeitamente realizada com o evento, que é de significação internacional e com foco voltado para a mortalidade materna, que ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil e no Piauí. Parabenizo a professora Lis Marinho, que teve a capacidade de reunir todos os seguimentos, seja da sociedade civil organizada quanto representantes de classe, estudantes, pesquisadores nacionais e internacionais. O congresso foi exitoso e estamos muito felizes com a realização dele, nos honra muito e que dá crédito à UFPI no enfrentamento das grandes questões de saúde do nosso estado”, disse.

A coordenadora do evento  e Coordenadora Executiva da UNA-SUS/UFPI, Lis Cardoso Marinho Medeiros comemorou o sucesso do evento e agradeceu a todos pela participação, lembrou a dedicação árdua da comissão organizadora para a realização do evento.

“Estamos realizados e satisfeitos com essa finalização, onde pudemos trazer pessoas de grande relevância nacional e internacional para estarem compartilhando conosco ideias, conhecimentos engrandecendo o nosso congresso. Nossas palavras neste encerramento são de gratidão aos nossos parceiros, à comissão organizadora e aos estudantes e profissionais que participaram do evento”, disse.

O Dr. Diego Gonzalez- Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) também participou do encerramento que teve ampla programação científica iniciada no dia 05 de maio.  “Fico muito feliz de estar neste encerramento. Nosso sentimento é que com esse evento, vocês venceram todos os desafios que se podem apresentar em organizar um congresso internacional em um formato virtual. O tema do CIAPS é um tema que toca no coração de todos nós”.

Ricardo Gelman Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) mostrou-se agradecido pela parceria entre UFPI, BIREME, CABSIN e SESAPI. “O evento foi um sucesso, que reuniu as quatro regiões do Brasil. Espero que estas parcerias entre as instituições sejam duradouras e podemos colher frutos através dos trabalhos apresentados neste evento”, ressalta.

O Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), Antônio Carlos de Carvalho Seixlack falou que a abordagem do congresso foi muito interessante. “É um tema  fantástico, atual ainda mais fazendo essa relação com a covid-19. Parabéns pela beleza do congresso”.

Prof. Dr. Luiz Ayrton Santos Jr, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) disse que sentiu-se muito feliz de estar no evento online. “O CIAPS em cada momento em que foi realizado foi modificando os desafios. Vemos o evento de uma forma muito especial online, criando um novo tempo”, disse.

Carmen Veronica Abdala, Gerente de informação da BIREME, emocionada destacou o grande sucesso que foi o V CIAPS. “O evento é uma construção de pontes uma articulação entre os níveis entre conhecimento e a prática, entre gestores, academia, deste o estudante graduação até pós-graduação. Isso mostra a capacidade do evento fazer estas articulações e integração tão necessária para que tenhamos um sistema de saúde mais equitativo, com resolutividade”, afirma.

Premiações

Na cerimônia de encerramento do V CIAPS, os participantes que apresentaram os trabalhos receberam a premiação de menção honrosa referente aos melhores trabalhos de pesquisas desenvolvidos nesta edição.

Durante o evento, foram apresentados 49 trabalhos, entre comunicações orais e pôsteres. Na ocasião, 15 trabalhos foram premiados e as pesquisas foram desenvolvidas nas áreas de: saúde da mulher, mortalidade materna, contribuições ao enfrentamento da covid 19 e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS).

Confira o resultado da premiação