Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Guia de Orientação aos Estudantes Concluintes Inscritos no Enade 2021

Guia de Orientação aos Estudantes Concluintes Inscritos no Enade 2021

Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 16h25

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou a Portaria de nº 386/2021 que dispõe sobre o componente de Formação Geral, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2021. Além desta Portaria, foram publicadas as Diretrizes específicas para cada curso que fazem parte do ciclo avaliativo II e farão prova em 2021. Confira as diretrizes de prova (formação geral e especificas) do ENADE 2021 pelo link.

Todas as orientações e procedimentos para o Enade 2021 estão disponíveis no Edital INEP/MEC n.36/2021, acesso pelo link .

O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova ocorrerá no dia 14 de novembro às 13h00, horário de Brasília. O local da prova será informado diretamente aos estudantes por meio do sistema Enade.

Com a proposta de ampliar a interação acerca da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes(Enade) na UFPI, a Diretoria de Governança(DGOV) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Coordenação de Avaliação e Estatística, está desenvolvendo uma série de ações tendo em vista a mobilização em torno da avaliação do Enade na nossa instituição.

- Foi realizado o I Seminário do ENADE da UFPI, como o tema Excelência e Qualidade nas IES, nos dias 09 e 10 de junho, com ampla participação de estudantes e professores da UFPI, da UNINOVAFAPI, do IFPI – Instituto Federal do Piauí.

- No período de 21 a 23 de julho de 2021, a CAE – Coordenação de Avaliação e Estatística promoveu um ciclo de debates e orientações dirigido aos coordenadores de Curso sobre a operacionalização do Enade.

- A CAE/DGOV elaborou um guia de orientação aos estudantes concluintes inscritos no Enade 2021 que podem ser acessados no link.

- Está prevista a realização do II Seminário Enade da UFPI – Formação Geral, nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, dirigido especialmente aos estudantes concluintes, coordenadores de curso e NDE – Núcleo Docente Estrutura. O evento tem como objetivo realizar uma revisão de assuntos gerais e específicos que poderão fazer parte da prova do ENADE 2021.

No site da Proplan estão disponíveis todos os links necessários à orientação e atualização de coordenadores e estudantes sobre o Enade na UFPI, acesso pelo link .