Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Regional UniRede Nordeste e II Simpósio Nordestino de Mídias Digitais para a Educação – SiNeMIDE iniciaram hoje (23)

Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 11h18

Captura_de_Tela_774.png

A pandemia de Covid-19 trouxe para a educação formas novas de ensinar e aprender. E esse é o tema do Seminário Regional UniRede Nordeste e do II Simpósio Nordestino de Mídias Digitais para a Educação – SiNeMIDE, iniciados na manhã dessa quinta-feira (23). Os eventos são realizados pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e pela Associação Universidade em Rede (UniRede). A programação é inteiramente virtual e segue até amanhã (24).

Captura_de_Tela_789_copy.png

Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento de abertura, o Reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, frisou que a Instituição, por meio do Cead, está presente em todas as ações da educação a distância da região e do país. Ele destacou, ainda, que a UFPI dedica atenção especial a EaD e que essa modalidade de ensino tem condições de garantir educação superior gratuita e de qualidade.  “Os dados mostram e as avaliações externas demonstram que temos as mesmas condições. A modalidade pode contribuir sim para a melhoria da qualidade, profissionalização, interiorização e democratização do ensino superior no Piauí e no Brasil”, ressaltou.

Captura_de_Tela_758.png

Presidente da UniRede, professor Alexandre Martins dos Anjos

O presidente da UniRede, professor Alexandre Martins dos Anjos, falou da satisfação pela realização dos eventos. “Esse é o momento que fazemos reflexões, debates e encaminhamentos que serão considerados de extrema importância para o desenvolvimento científico e tecnológico da educação brasileira de um modo geral”, frisou.

Captura_de_Tela_798.png

Diretora do CEAD/UFPI, professora Lívia Fernanda Nery

Diretora do CEAD/UFPI, a professora Lívia Fernanda Nery destacou que este segundo evento, realizado pelo Cead em meio à pandemia, revela o avanço das pesquisas, estudos e trabalhos envolvendo mídias, educação e tecnologias. Ela frisou, ainda, o fortalecimento da parceria entre a UFPI e as outras instituições de educação superior do Piauí e Nordeste com articulação da UniRede. “Isso traz grande crescimento e desenvolvimento para a área de educação e revela a importância de pensarmos o momento em que vivemos, a educação e a educação a distância em meio, durante e pós uma pandemia inesperada”, salientou.

Também participaram da solenidade de abertura e fizeram pronunciamentos o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto de Sousa, e a Diretora de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Claudete de Jesus Ferreira da Silva.

Após os pronunciamentos de abertura, foi iniciada a palestra "Experiências com o programa de mobilidade acadêmica virtual discente UniRede e expectativas futuras", ministrada pelo presidente da Uniredes, Alexandre Martins dos Anjos, com mediação de Lívia Nery, do CEAD/UFPI.

Acesse aqui a programação completa dos eventos.