Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cerimônia de encerramento destaca a importância da Rede UNA-SUS para a formação profissional no Brasil
Início do conteúdo da página

Cerimônia de encerramento destaca a importância da Rede UNA-SUS para a formação profissional no Brasil

Imprimir
Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 08h22

Nesta sexta-feira (12), o último dia do 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, coordenadores do evento, a Secretaria Executiva e representantes das instituições parceiras fizeram um balanço da história e atuação da UNA-SUS quanto a força e a capacidade de produção de conhecimento e respostas para a formação de profissionais de saúde do país.  

mesa4_4.png

Na manhã, aconteceu a mesa que apresentou o panorama da Rede UNA-SUS, onde os conferencistas: José Paranaguá de Santana da Fiocruz Brasília, Alysson Feliciano Lemos da Secretária UNA-SUS, Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, Assessor técnico do CONASS sob coordenação de Francisco Eduardo de Campos da Secretária UNA-SUS discorreram sobre a Rede UNA-SUS em números, o impacto social de sua formação, a importância da Educação na Saúde para o SUS e o papel do CONASS.

mesa4_3.png

Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, Assessor técnico do CONASS

Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, assessor técnico do CONASS disse que a sessão é um debate essencial para Sistema Único de Saúde e destacou as ações da Rede Colaborativa de Escolas de Saúde Pública. “A rede colaborativa de escolas de saúde pública é um espaço que discute, constitui ação e formação para o país. “Nós temos a expectativa que ela não só fortaleça ações, mas que seja um elemento para contribuir para constituição do campo de gestão do trabalho de educação da saúde”.

mesa4_6.png

José Paranaguá de Santana da Fiocruz Brasília

José Paranaguá de Santana da Fiocruz Brasília falou sobre o papel da UNA-SUS em orientar a qualificação de trabalhadores do SUS, pelas 34 instituições que integram a Rede quanto ao fomento e apoio a disseminação de meios de informação e comunicação que contribuem para ampliar o alcance da educação em saúde.

WhatsApp_Image_2021-11-12_at_16.47.38.jpeg

Alysson Feliciano Lemos da Secretária UNA-SUS

Alysson Feliciano Lemos da Secretária UNA-SUS destacou a trajetória da UNA-SUS em números. “É uma rede nacional robusta para integração em saúde e educação que atualmente conta com um sistema de informação que é composto por inúmeras bases com informações de 1.309.557 usuários, ou seja, trabalhadores que tem cadastro efetivo nos cursos da UNA-SUS e no Ares, maior repositório de recursos educacionais de saúde da América Latina, conta com quase 19 mil recursos. É algo que nós nos orgulhamos muito principalmente em relação a disseminação do conhecimento e possibilitar que outros atores venham se beneficiar com a produção sistema UNA-SUS".

26_copy.png

No período da tarde, a sessão de encerramento foi conduzida por Fabiana Damásio, secretária executiva da UNA-SUS. O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, abriu a solenidade afirmando a continuação do apoio as ações da Universidade Aberta do SUS tanto em nível local, como a nível nacional.

“Nós vamos acompanhar o passo-a-passo dessas ações, espero que o encontro tenha sido proveitoso a todos que participaram. Vamos continuar de portas abertas para todos que fazem parte dessa conceituada Instituição de Ensino, que é a UNA-SUS, também priorizaremos os esforços para expandi-la e consolidá-la ainda mais. No papel de servir a comunidade naquilo que a comunidade precisa dentro das possibilidades econômicas e operacionais da própria UNA-SUS, sintam-se abraçados para visitar nossa universidade, e também o Centro de Ciências da Saúde (CCS). O propósito é colaborar para melhorar a saúde da comunidade tanto no Piauí, como em todo território brasileiro, sintam-se bem-vindos a nosso estado, ressaltou o reitor, Gildásio Guedes.

2_copy_copy_copy.png

Gildásio Guedes, reitor da Universidade Federal do Piauí.

A professora Lis Marinho, secretária executiva da UNA-SUS/UFPI, começou sua fala agradecendo a todas as instituições que participaram, a sua equipe, e pincipalmente ao reitor da UFPI que apoiou fortemente o evento. “Eu só tenho a agradecer, nós queríamos enquanto Universidade Federal do Piauí mostrar a excelência do nosso estado, a UFPI é uma instituição onde seus egressos não perdem uma residência nacional, ela é reconhecida na CNPq com selo de qualidade em educação. Esperamos que todo nosso esforço e toda nossa dedicação tenha sido alcançada a nível dessa rede de tanto potencial e qualidade, agradecemos a confiança que Secretária Executiva nos depositou e esperamos ter respondido a esse grande desafio que foi sediar o 28º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS. O nosso muito obrigado”.

6_copy_copy.png

Lis Cardoso Medeiros Marinho, secretária executiva da UNA-SUS/UFPI

Maria Fabiana Damásio, secretaria executiva da UNA-SUS, também agradeceu pela UFPI ter acolhido a rede, pelo compromisso da anfitriã com a rede pública, pelo compromisso com a educação, e com os princípios do SUS, e as universidades colaboradoras do evento, “Essas instituições demonstraram o que é realmente o espirito de rede, o encontro teve muito êxito, foi realmente um momento de troca de experiências. Uma semana muito rica que passou pelas discussões da formação em saúde considerando o caminho percorrido pela educação online, o antes e depois de formar e a pontencionalidade que a UNA-SUS se tornou”, pontua.

29.png

                       Fabiana Damásio, secretária executiva UNA-SUS.

Em seguida houve a premiação das experiências exitosas vivenciadas pelos integrantes da Rede. Dos 40 trabalhos, 15 foram premiados pelo 28º Encontro, a lista dos trabalhos premiados foi apresentada por Fabiana Damásio.

CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS ORAIS 28º REUNIÃO UNASUS 2021

ORDEM

TRABALHO

 

1

SAÚDE FUNCIONAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO CAMPO: ESTRATÉGIAS DE ACESSO EQUÂNIME À FISIOTERAPIA POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

MATEUS DOS SANTOS BRITO E COAUTORES

2

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO A PACIENTES DO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ

MARTA SOCORRO VASCONCELOS CALDAS BRITO E COAUTORES

3

DIÁLOGO DELIBERATIVO PARA PACTUAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS OPÇÕES INDICADAS NA SÍNTESE DE EVIDÊNCIA PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

NAYANA DUARTE DA SILVA E COAUTORES

4

PALESTRA EDUCATIVA CÂNCER DE MAMA EM UNIDADE BÁSICA – UM RELATO E EXPERIÊNCIA

CAROLINE DE PAULO TAJRA E COAUTORES

5

O PAPEL DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA

FLÁVIO ALVES DA SILVA E COAUTORES

6

A PLATAFORMA ARES UNA-SUS: O REPOSITÓRIO DE CONHECIMENTO DA UNA-SUS/UFPI

ELIANE ALVES DE CARVALHO E COAUTORES

7

O TEATRO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO SOCIOEDUCATIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

LUCAS LIMA DE CARVALHO E COAUTORES

8

CARACTERIZAÇÃO DAS TEMÁTICAS DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA CONCENTRAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA-SAÚDE DA FAMÍLIA DO PMM - BA.

ELISABETE SOUZA FERREIRA E COAUTORES E COAUTORES

9

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: MONITORAMENTO DE CASOS DE COVID-19 EM UMA UNIDADE AMBULATORIAL DA BAHIA

GERSON DA SILVA E COAUTORES

10

GINCANA EDUCATIVA SOBRE GESTAÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA– UM RELATO E EXPERIÊNCIA

LILLIAN MARIA FERNANDES DE CASTRO E COAUTORES

11

ADESÃO DOS TRABALHADORES DA ODONTOLOGIA EM OFERTAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE COVID-19 OFERECIDOS PELO SISTEMA UNA-SUS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

WENDERSON DINIZ DE FARIAS E COAUTORES E COAUTORES

12

USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM APOIO AOS TUTORES DOS CURSOS UNA-SUS UNIFESP

                            DANIEL LICO DOS ANJOS AFONSO       E COAUTORES

13

OFERTAS DE QUALIFICAÇÃO À FORÇA DE TRABALHO DA SAÚDE BRASILEIRA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

KELLEN CRISTINA DA SILVA GASQUE E COAUTORES E COAUTORES

14

REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

AMANDA DOS SANTOS CABRAL E COAUTORES

15

NOVOS REPERTÓRIOS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL NA APS: CONCEPÇÕES DE EGRESSOS DA ESPECIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA ESF

DÉBORA DUPAS GONÇALVES DO NASCIMENTO E COAUTORES

 

Logo após a premiação, ocorreu o lançamento do Livro ebook “Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: Formação Profissional e o Direito a Prática: Evidência Cientifica e Qualidade na Prática” apresentado por Lídia Moura Fé- UNA-SUS/UFPI.

13_copy.png

16.png

O evento foi encerrado às 16h e 30min, e todas as gravações em vídeo do 28º Encontro da Rede UNA-SUS, ficam disponíveis no Canal do Youtube da UNA-SUS/UFPI.

Fim do conteúdo da página