Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI terá comissões setoriais de governança em todas as unidades da instituição

UFPI terá comissões setoriais de governança em todas as unidades da instituição

Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h06

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai criar comissões setoriais de governança para aprimorar o processo de gestão interna. A decisão foi formalizada através de Portaria da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). “A intenção é dar mais efetividade às ações da UFPI, garantindo que a melhor gestão possibilite melhores resultados para toda a comunidade”, diz o pró-reitor Luís Carlos Sales.

A medida está em sintonia com as orientações do Governo Federal, no sentido de melhorar a gestão nas universidades. “A UFPI sai na frente da maior parte das universidades e mostra compromisso e capacidade de inovação”, afirma o pró-reitor. Ele ressalta ainda que esta é uma "atividade meio" para fortalecer os "objetivos fins" da Universidade. “No final das contas, o mais importante é o resultado final, que é uma Universidade mais eficiente e capaz de atender melhor às suas diversas clientelas”, destaca.

luiscarlos 18 1 copy copy copy

Pró-reitor Luís Carlos Sales

Luís Carlos Sales diz que um dos objetivos é fazer a UFPI avançar no Índice Integrado de Gestão e Governança Publica (IGG), do TCU. “Já avançamos neste ano de 2021, passando do nível inicial para o intermediário. Agora estamos trabalhando para chegar ao nível aprimorado, o mais alto indicador”, afirma. Ele diz ainda que “um bom planejamento facilita a conquistas desses objetivos. É isso que estamos fazendo: desenhando agora a UFPI do futuro, a UFPI de amanhã e depois de amanhã”.

A Diretoria de Governança, unidade que faz parte da Proplan, ficará responsável pela condução desse trabalho junto aos gestores setoriais. As comissões terão atribuições voltadas para a construção de boas práticas de gestão, estabelecendo planos de curto, médio e longo prazo.