Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II edição do Seminário de Ensino de Graduação (SEG) acontece no dia 02 de dezembro como parte do SIUFPI 2021

Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 18h42

O II Seminário de Ensino de Graduação (SEG) acontece no dia 02 de dezembro de 2021, com o tema “Aspectos do Ensino de Graduação da UFPI Face à Pandemia da Covid-19 e em Tempos de Normalidade”. A segunda edição do evento é parte dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) e inicia na manhã da primeira quinta de dezembro, às 8h.

Para dar início às atividades, acontecerá a Conferência de Abertura com o tema “O Preparo do Ensino de Graduação para o retorno às atividades presenciais: abordagens e conceitos externos ao Brasil.” Durante sua programação, os participantes poderão aprender e refletir mais acerca dos seguintes pontos ligados à graduação: dificuldades dos estágios na UFPI durante a pandemia da COVID-19, ingresso na graduação por meio do SISU e seleções especiais, relevância do programa de monitoria na Universidade, dentre outros temas relevantes.

Confira a programação completa do II SEG aqui.

Este ano, o Seminário de Ensino de Graduação conta com a parceria do VI Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e do III Seminário de Residência Pedagógica (SERP). Também contribui com as atividades do II SEG o Encontro de Monitoria do curso de Licenciatura em Pedagogia de Floriano. Em 2021, o evento traz palesrantes renomados a nível internacional, como o Dr. Diogo Gonzales Casa Nova (Universidade Aberta de Portugal) e a Dr.a Teresa Pessoa (Universidade de Coimbra).

De acordo com a Profa. Rosalina Gomes , uma das mediadoras do SEG 2021 e Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar, este ano, o evento abordará com abrangência as exeperiências do ensino de graduação em meio à pandemia da COVID-19, na superação e adpatação às dificuldades. "Este ano optamos por realizar atividades relacionadas com as coordenadorias, para possibiitar melhores planos de trabalho diante do contexto da covid-19. Trouxemos uma discussão acerca das ações que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação vem desenvolvendo com o objetivo de se recuparar dos efeitos deixados pela pandemia, além de minimizar tais efeitos", afirma.

A III edição do SIUFPI inicia nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 3 de dezembro. Como destaca a professora Rosalina Gomes, "o SIUFPI está muito rico em opções na sua programação, tanto na pesquisa e extensão como na assistência e também no ensino de graduação". Todo o evento contará com uma programação prioritariamente remota e com previsão de cerca de 10 mil participantes. Ao todo, o evento reunirá dez seminários que acontecerão simultaneamente.