Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fiocruz promoverão evento que celebra os 40 anos de atuação da Fundação no Piauí

Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 15h05

WhatsApp_Image_2022-05-24_at_13.36.00.jpeg

Reunião teve intuito de articular evento que soleniza presença da Fiocruz no Piauí

Fomento às políticas públicas de desenvolvolvimento social, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comemora 40 anos de atuação no estado do Piauí. Ao longo das quatro décadas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) mantém parcerias com a Instituição na produção de conhecimento científico e capacitação de profissionais. Nesse sentido, aconteceu hoje (24) reunião com o Vice-Reitor, Viriato Campelo, para traçar os primeiros passos do evento, a ser realizado entre os meses de agosto e setembro, que comemora a presença da Fiocruz no Piauí. O evento também vai comemorar os 110 anos da expedição científica Neiva-Penna.

WhatsApp_Image_2022-05-24_at_13.35.58.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo

Segundo o Vice-Reitor, Viriato Campelo, o convênio com a Fiocruz foi o primeiro acordo realizado pela UFPI. “Nos mais de 50 anos de trajetória da nossa Universidade, acredito que seja importante comemorar nossas parcerias, e entre elas está a Fiocruz. Tive a oportunidade de participar do curso descentralizado em saúde pública, fruto do primeiro acordo nos anos 80. Atualmente, uma série de dissertações e teses já foram produzidas graças a essa parceria”, afirmou.

A Coordenadora da Fiocruz Piauí, Jacenir Mallet, comenta que o evento chega para coroar a duradoura parceria com a UFPI. "Nós vamos relembrar a trajetória da Fiocruz no estado do Piauí, além disso queremos celebrar a expedição científica Neiva-Penna que percorreu o nordeste do Brasil. A oportunidade também é de demonstrar que o convênio está renovado, como também esperamos ampliar a interação da UFPI com nossos grupos de pesquisa”, disse.

O encontro contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete Cogic/Fiocruz RJ, Jorge Pessanha; a Analista de Gestão da Fiocruz Piauí, Hérida Amaral; e o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Piauí, Vladimir Costa.

WhatsApp_Image_2022-05-24_at_13.35.53.jpeg

Vice-Reitor, Viriato Campelo, ao lado de comitiva da Fiocruz