Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Simpósio de Suinocultura ocorre dias 8 e 9 de julho no CTT
Início do conteúdo da página

I Simpósio de Suinocultura ocorre dias 8 e 9 de julho no CTT

Imprimir
Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 17h35

WhatsApp_Image_2022-07-06_at_14.36.54.jpeg

O I Simpósio de Suinocultura, que vai reunir pesquisadores e profissionais com experiência de mercado na criação de suínos, será realizado nos dias 8 e 9 de julho, no Auditório do Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI). A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no perfil oficial do evento no Instagram.

O Simpósio tem por objetivo atualizar, compartilhar conhecimento e promover a criação de suínos no estado. Em formato presencial, serão realizadas palestras e mesas-redondas que possibilitarão o debate de estratégias de manejo animal, que são imprescindíveis para impulsionar a produtividade, bem como as dificuldades enfrentadas e os protocolos de biossegurança adotados na criação de Suínos. Entre os palestrantes, está a medica veterinária graduada pela UFPI, Morgana Paz, que atualmente gerencia uma granja comercial no estado do Kansas, nos Estados Unidos.

A presidente da Comissão Científica do evento, Isolda Márcia do Nascimento, ressaltou que o Simpósio contará com a presença de palestrantes reconhecidos pela alta expertise na criação de suínos. “Vai ser um momento ímpar para todos nós que vamos nos encontrar para falar desse tema tão relevante. Reunimos professores aqui da Universidade e até mesmo egressos que trabalham com a suinocultura para falar especificamente para a área de produção de suínos”, disse.

A suinocultura é o ramo da Zootecnia que se dedica à criação racional de suínos. Por causa da exigência de uma grande extensão geográfica e de condições específicas para o desempenho da criação de animais, a atividade animais vem crescendo no Brasil, se destacando e sendo reconhecida pela sua importância econômica e social, tendo em vista que o país também é um grande exportador de carne. A atividade pode crescer mais em qualidade, segundo a Profa. Isolda Márcia. 

"Hoje a produção de suínos no Brasil ainda é um pouco ineficiente. Resolvemos fazer esse simpósio, porque existem pessoas interessadas nessa carne que é muito boa e nutritiva. Precisamos aumentar essa produção no país e com o compartilhamento de conhecimento é melhor ainda. Estamos trazendo a experiência desta nossa colega que trabalha nos Estados Unidos, um local que tem uma suinocultura muito avançada", finalizou a coordenadora do evento.

O I Simpósio de Suinocultura é um evento gratuito e destinado aos discentes do curso técnico em agropecuária, medicina veterinária, zootecnia, agronomia e produtores e profissionais que trabalham com a produção de suínos.

Confira a programação completa:

Programação do dia 08/07

Manhã:

08h - Solenidade de Abertura

08h30 - Nutrição de Suídeos

09h30 - Intervalo

10h - Limitações para Criação de Suídeos nos Trópicos

11h - Suplementação na Criação Suídeos

Tarde:

14h - Programa Nacional de Sanidade dos Suideos

15h- Intervalo

15h30 - Manejo Reprodutivo na Criação de Suídeos

Programação do dia 09/07

Manhã:

08h - Crédito Rural

09h - Biossegurança na criação de Suídeos

10h - Mesa Redonda: Atualizações na Criação de Suídeos

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página