Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI apresenta etapas de produção de alimentos para crianças em escolas de Teresina
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPI apresenta etapas de produção de alimentos para crianças em escolas de Teresina

Imprimir
Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2022, 09h00

WhatsApp_Image_2022-07-21_at_18.19.23.jpeg

Projeto leva conhecimento sobre a produção de alimentos para as crianças no ensino público. (Foto cedida pelo Prof. Daniel Biagiotti)

Com o intuito de estimular discussões sobre o processo de produção de alimentos, as etapas de plantio e colheita e a criação de animais, o projeto de extensão “Inserção de colégios do município de Teresina na realidade da produção de alimentos vindos da agropecuária” leva a crianças de colégios da rede municipal de Teresina o contato com a produção de alimentos, além de reforçar a importância da agropecuária no dia a dia. A iniciativa é coordenada pelo professor do Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI), Daniel Biagiotti. 

WhatsApp_Image_2022-07-21_at_18.19.24_1.jpeg

Professor Daniel Biagiotti durante exposição para alunos do ensino infantil na escola municipal Noé Araújo Fortes

Segundo Daniel Biagiotti, a proposta é apresentar as origens dos produtos que estão na mesa do consumidor, por meio de palestras e exposições. “Pela falta de contato, as crianças não imaginam as etapas que alimentos percorrem até estarem disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Portanto, com o projeto, buscamos levar esse conhecimento aos alunos da educação infantil, de maneira bem simples e didática, para que eles entendam a realidade do agronegócio”, afirmou.

A primeira etapa da atividade extensionista consiste na aproximação com as escolas. A unidade municipal Noé Araújo Fortes foi uma das escolas visitadas. Na sequência, ocorrem os encontros e o contato com as crianças. “Ao final, pretendemos saber se o conhecimento transmitido foi fixado, e se as crianças conseguiram entender as explicações. Também é feito um lanche com os alunos em que os alimentos servidos são provenientes do colégio técnico e utilizam ingredientes que as crianças passam a saber de onde vêm”, frisou o professor Daniel. 

Iniciado em março de 2022, o projeto tem duração até fevereiro de 2024. De acordo com o coordenador da ação, ainda há intenção em incluir uma etapa de trazer as crianças das escolas para um dia de visita ao CTT. “Posteriormente, pensamos em trazer um grupo de alunos ao Colégio Técnico com o objetivo de mostrar determinadas práticas, como a criação de galinhas, bovinos e ovinos. Queremos também expor a plantação de frutas e hortaliças. Nesse sentido, é uma forma também de divulgar o nosso curso de técnico em agropecuária e, futuramente, essas crianças terão a opção de fazer o ensino médio ou técnico nas modalidades que são ofertadas aqui”, acrescentou.  

Estudantes do CTT/UFPI no projeto de extensão

WhatsApp_Image_2022-07-21_at_18.19.24.jpeg

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária participam do Projeto de Extensão

Quatro estudantes do Curso Técnico em Agropecuária compõem o quadro de bolsistas. A participação é oportuna pela troca de conhecimento e aplicação da aprendizagem adquirida nas aulas do CTT. Segundo a bolsista Beatriz Santos, além da formação profissional, "temos a chance de desenvolver nossas habilidades comunicativas e acadêmicas”.

Por último, Beatriz destaca que a escolha de crianças como público-alvo do projeto se deu por ser uma etapa em que os conhecimentos adquiridos são levados por toda a vida. “É essencial explicar para elas o quanto a agropecuária é importante para a nossa sociedade e o nosso modo de vida. Do mesmo modo, queremos trazer visibilidade para o produtor que muitas vezes é um trabalho invisível que passa despercebido”, finalizou.

Fim do conteúdo da página