Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Moda desenvolve produção sustentável de bonecos para doar a crianças em orfanatos

Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 12h55

Primeiros bonecos confeccionados

Buscando incentivar a sustentabilidade ambiental e social na moda, o curso de bacharelado de Moda, Design e Estilismo da UFPI deu início ao projeto Arte, Sustentabilidade e Solidariedade na Graduação de Moda: Bonecos do Bem. A iniciativa tem como um dos objetivos a produção e doação de bonecas e bichos de pano a partir de resíduos têxteis, que seriam descartados para a coleta comum. A meta é que sejam confeccionados 500 peças, bonecas de pano para meninas e bichos de pano para os meninos.

Coordenadoras do projeto, profa. Nilce Vasques Serejo e profa. Simone Ferreira de Albuquerque

A idealizadora do projeto, profa. Simone Ferreira de Albuquerque, contou que a ideia surgiu quando uma fábrica a procurou com a proposta de reaproveitar os tecidos que viriam a ser resíduos. “A empresária me procurou e como eu já tinha trabalhado no meu doutorado a confecção de vestuário na sustentabilidade nos processos produtivos, eu acatei a ideia dela e criamos esse projeto”, explica.

Momento de produção dos bonecos

Para a coordenadora do curso de Moda, profa. Nilce Vasques, o projeto, além de inserir o aluno da UFPI no fator social também trabalha a questão do empreendedorismo e o “fazer aqui”, um trabalhando com o outro. “Trabalhar a condição de grupo, a questão social e ambiental, aprender a manusear a máquina de costura e ativar o lado empreendedor, são pontos que beneficiam os estudantes”, destaca.

Discentes do primeiro período trabalhando na confecção dos produtos

A iniciativa conta com o total de 30 participantes, entre alunos do curso de Moda da UFPI de variados períodos, estudantes de outras instituições e pessoas da comunidade. A discente do sexto período, Rebeca Chagas, acredita que irão bater a meta de 500 bonecos e comenta a importância do projeto no desenvolvimento do alunado. “Ajuda a aperfeiçoar as nossas habilidades com a costura e a possibilidade de mostrar como o curso de moda pode participar fazendo o bem para a sociedade, principalmente na questão de dar outra vida útil aos elementos.”

Aluna da UFPI, Rebeca Chagas

Os participantes se encontram toda sexta-feira à tarde, no prédio do curso de Moda, no Campus de Teresina. A costureira, Francisca Sena, faz parte dos voluntários da comunidade e conta que se desloca de Timon para Teresina para participar dos encontros. “Participar desse projeto é gratificante e é uma grande novidade para mim, mesmo com as dificuldades de deslocamento participar da confecção desses bonecos vale muito a pena”, finaliza.

Voluntária Francisca Sena

Os bonecos de pano serão destinados a crianças que moram em orfanatos e associações de acolhimento infantil. A entrega acontecerá quando as produções dos bonecos forem finalizadas, prevista para o fim do período 2022.1.