Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento de extensão da UFPI em Picos debate amanhã (9) importância do brincar

Evento de extensão da UFPI em Picos debate amanhã (9) importância do brincar

Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 18h37

A coordenação do curso de Pedagogia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, realiza amanhã (9), o 8° Encontro Formativo do grupo de extensão Multilab, com o tema “Brincar é Coisa Séria”. O evento terá a participação da professora Carla Andrea Silva, coordenadora do Projeto Brinquedoteca Mundo Encantado, do Campus Floriano. O encontro envolve discussões nas temáticas de educação infantil, infâncias e práticas pedagógicas e comunicação acessível na literatura infantil.

As atividades do projeto de extensão Multilab, vinculadas à PREX, estão em vigência desde o início do ano de 2022. Os encontros, quinzenais, ocorrem de forma remota e reúnem quase 140 participantes de todo o Brasil. O grupo é articulado com outras duas instituições, o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Por meio dos eventos, o grupo busca colaboração de convidados que fortalecem as redes de pesquisa e trazem questões pertinentes sobre metodologias inovadoras e reflexões sobre a aplicação das ideias discutidas nas reuniões, no contexto da prática pedagógica.

WhatsApp_Image_2022-08-05_at_11.25.29.jpeg

Projeto busca promover discussões na área da diversidade e da inclusão

De acordo com a coordenadora do projeto, Prof. Alessandra Lopes Castelini, as linhas de pesquisa estudadas no grupo buscam fomentar discussões do cenário atual da educação: “O projeto é uma rede de estudos sobre a infância e práticas pedagógicas e dialoga com temas sobre diversidade e inclusão. Organizamos encontros formativos, eventos, tudo ocorre na modalidade online, onde nós desenvolvemos atividades, estudos dirigidos, oficinas pedagógicas, palestras, o quadro "Multilab Convida” onde nós trazemos profissionais da área para debater temas relevantes para área da diversidade e inclusão. Buscamos trazer narrativas contemporâneas acerca da interface da educação, diversidade e inclusão e as suas relações”, pontua ela.

Dentro das linhas de pesquisa que o projeto aborda, a Pedagogia Indígena é um dos temas da diversidade tratados. A Prof. Alessandra explica a importância de se estudar mais sobre contextos indígenas e quilombolas na pedagogia: “Buscamos levantar discussões sobre a pedagogia indígena e a pedagogia quilombola. Abordar temas da diversidade na cultura, é reconhecer a pedagogia indígena e suas especificidades enquanto um campo cultural que tem práticas próprias e que deve ser respeitado de acordo com a cultura de determinado povo”, destaca a professora. Ela acrescenta ser importante que os professores possam valorizar as múltiplas linguagens infantis, assim como reconhecer os contextos de vida coletiva nos quais as crianças estão inseridas.

WhatsApp_Image_2022-08-05_at_11.28.14.jpeg

Reuniões são remotas e quinzenais

As redes sociais do projeto são meios de divulgação de atividades e podem ser acessadas as páginas no Facebook e no Instagram (@projeto_multilab). O grupo possui um canal no Youtube em que podem ser encontrados os vídeos dos encontros realizados. Alunos e professores que tenham interesse em ingressar no projeto podem realizar a inscrição por meio do formulário de inscrição.

O 8° Encontro Formativo, que será realizado amanhã, vai ocorrer por meio da plataforma Google Meet, às 16 horas. A inscrição pode ser feita por meio do link.