Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de Jornalismo da UFPI lançam a 7ª edição da revista digital Oxente!

Estudantes de Jornalismo da UFPI lançam a 7ª edição da revista digital Oxente!

Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 11h23

oxente_copy_copy.png

Está disponível a 7ª edição da revista digital Oxente! produzida por estudantes do sétimo período do Curso de Jornalismo da UFPI. A revista resulta em uma experiência jornalística com foco em narrativas híbridas em que se misturam estéticas e gêneros. A Oxente! é uma revista de jornalismo cultural, mas o seu estilo de narrar se aproxima do jornalismo literário contemporâneo.

Com seis edições publicadas, sendo quatro delas em janeiro, fevereiro, março e maio de 2021, abril e maio de 2022, a revista foi desenvolvida na disciplina Jornalismo Especializado II e contou com orientação da Profa. Ana Regina Rêgo. As edições anteriores podem ser acessadas pelo público, clique aqui.

Nesta edição, foram publicadas 15 matérias. O editorial reforça o viés cultural da proposta do veículo, abordando a arte e permitindo a interação entre os estudantes de jornalismo com seus entrevistados e os ambientes analisados.

“São quase 90 páginas de escritas criativas em que o leitor pode escolher seu próprio percurso, começando pelas páginas do passado histórico, ou mergulhando nas artes plásticas, conhecendo festivais de artes visuais e festivais de música, ou conhecendo a cultura oriental no audiovisual, nos animes, nos mangás e na cultura Cosplay. A moda também se faz presente e pode se situar em qualquer ponto dos caminhos do olhar”, trecho retirado do editorial.

Repórter e diagramadora da 7ª edição da “Oxente”', Dhara Leandro, fala que o jornalismo literário foi sua descoberta mais feliz nessa reta final de curso. “Poder andar pela cidade, conversar com as pessoas e escrever textos fora da caixinha do jornalismo tradicional me fez crescer enquanto profissional e, principalmente, como pessoa. Minha matéria é sobre mídia coreana. Escrevemos sobre o sucesso da chegada dos doramas nos sites de streaming e sobre as percepções das pessoas que consomem esse tipo de mídia”, enfatizou.

James Jarrel conta que além de ter atuado como repórter e diagramador também foi responsável pela ilustração da capa. De acordo com o estudante, juntamente com a colega Clara Magalhães, eles decidiram acompanhar o dia de Laura Ferraz, umas das artistas participantes do evento Festival Piaga, o foco foi escrever sobre a experiência do artista com o evento.

“Tirei várias fotos no evento, uma delas é a foto usada na capa da revista, os quadros foram feitos pela ‘Weedzaneed’ Vitoria. Achei os quadros lindos dispostos lado a lado, fotografei e coloquei ela na capa da revista de maneira despretensiosa por não achar que seria tão bem recebida, mas surpreendentemente os alunos gostaram muito, com tanta aprovação eu não pensei duas vezes e aquela foto se tornou oficialmente a capa da revista”, explicou James.

A equipe de reportagem é composta por Bárbara Fogaça, Caio Monteiro, Dhara Leandro, Eliane Carvalho, Juliene Santos, Eric Medeiros, Airton Lima, Glenda Muryelle, Isadora Holanda, Izaura Martins, Izaura Ribeiro, James Jarrel, João Gomes, John Myke Pinheiro, Julia Raulino, Louranny Meneses, Lucas Leal, Celeste Ribeiro, Clara Magalhães, Mariella Aguiar, Mikaela Ramos, Nathan Rangell, Raissa Gonçalves, Rebeca Louise, Roberta Laurindo, Sabrina Alana, Sarah D’arc, Tatiele Sousa, Vanessa Kelly, Wilka Paz, Yara Pereira, Thalita Desidério. Diagramação: Dhara Leandro e James Jarrel. Ilustração de capa: James Jarrel. Editora-chefe: Ana Regina Rêgo.

Acesse a sétima edição da Oxente! aqui.