Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o III Seminário do Enade UFPI - edição 2022
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o III Seminário do Enade UFPI - edição 2022

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 17h00

WhatsApp Image 2022 10 05 at 16.52.52

Com o objetivo de promover a preparação e orientação dos alunos participantes dos cursos de graduação que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano, a UFPI, por meio da Coordenação de Avaliação e Regulação Acadêmica/DGOV/PROPLAN, em articulação com as coordenações de cursos de graduação participantes do Ciclo III do Enade 2022, realizará, nos dias 7 e 8 de novembro, o III Seminário do Enade UFPI.

Com a temática “A qualidade da educação na formação do estudante de Graduação da UFPI”, o Seminário será semipresencial, com as atividades presenciais realizadas no auditório Profa. Salomé Cabral, do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). O evento tem como público-alvo estudantes da UFPI do ciclo avaliativo do Enade 2022, docentes e coordenadores de cursos de cursos de graduação, além de estudantes de graduação de IES públicas e privadas.

As inscrições para o evento estarão abertas de 04 de outubro a 07 de novembro. Para se inscrever basta seguir estes passos: Sigaa Extensão – Inscrições on-line – Acesso à Área de Inscrições – Cursos e Eventos Abertos – Clicar em III Seminário do Enade UFPI.

De acordo com a portaria 41 deste ano do Inep, serão avaliados os seguintes cursos de bacharelado na Universidade: Administração, Administração Pública (CEAD/UFPI), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Turismo, Direito e Serviço Social. Atualmente, a Instituição conta com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação que tem 5 como valor máximo, depende do ciclo avaliativo do Enade.

A Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica (CARA/Proplan), Profa. Edna Magalhães, destaca que a programação contará com palestras e mesas-redondas que abordarão temas como a obrigatoriedade do Enade e a sua importância para o conceito da Instituição, do curso, bem como para a avaliação individual do aluno; procedimentos do Enade em relação ao cadastro do estudante, ao questionário obrigatório e a natureza do Exame; aprofundamento dos temas que serão exigidos; além de direcionar as coordenações de cursos na realização de atividades como: palestras, seminários, aulas extras ou simulados da prova.

ednanascimento 2

Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica (CARA/Proplan), Profa. Edna Magalhães

“Nós preparamos uma programação que tem o intuito de conscientizar o estudante da importância e da obrigatoriedade do Enade. A nota do Enade gera o Conceito Preliminar do Curso e incide sobre a nota geral da Universidade, além de ser fundamental para que os cursos possam avaliar os seus desafios e potencialidades. É necessário que a comunidade acadêmica tenha essa compreensão da avaliação como um instrumento que mede o desempenho dos nossos cursos, para que assim nós possamos melhorar cada vez mais, sobretudo, nesse contexto em que estamos vivendo, que precisamos aferir de fato se a pandemia trouxe impactos ou não na qualidade da educação”, avalia.

Guia da Boas Práticas do Enade - Durante o III Seminário do Enade UFPI será lançado o Guia de Boas Práticas do Enade, que se trata de um material completo sobre todos os passos do Enade e que irá servir para qualquer Ciclo. A ideia com esse documento é divulgar um material que promova o desenvolvimento e a melhoria dos cursos de graduação. Além disso, socializar práticas exitosas implementadas pela UFPI e em outras instituições.

Segundo a Profa. Cleânia de Sales Silva, Diretora de Governança da UFPI, a DGOV tem se empenhado em garantir a realização efetiva do Enade, em todas as suas etapas, dando suporte técnico e pedagógico e apoio aos discentes e coordenadores de curso. “Estamos trabalhando de modo a assegurar a participação ampla dos alunos no Exame, minimizando os impactos negativos que a pandemia trouxe para o ensino e esperamos que os indicadores do Enade traduzam, realmente, o nível de qualidade da educação oferecida pela UFPI".

WhatsApp Image 2022 09 21 at 15.35.55Diretora de Governança da UFPI, Profa. Cleânia de Sales Silva

O curso de Serviço Social da UFPI, que possui nota máxima no Enade, 5, está entre os cursos que serão avaliados neste Ciclo. A Coordenadora, Profa. Sofia Laurentino, atribui o destaque que o curso tem alcançado nas últimas edições à formação de qualidade ofertada e ao compromisso do corpo docente, formado exclusivamente por doutores, com inserção nos campos do ensino, pesquisa e extensão.

WhatsApp Image 2022 10 04 at 17.29.34

Coordenadora do curso de Serviço Social, Profa. Sofia Laurentino

“A nossa expectativa é que o nosso curso permaneça com uma boa avaliação, pois mesmo com os desafios postos pelo cenário pandêmico, sobretudo através do ensino remoto emergencial, nós permanecemos ofertando uma formação de qualidade, que ultrapassa e muito a sala de aula presencial. A qualidade da nossa formação é demonstrada não apenas na avaliação do Enade, mas na inserção dos nossos alunos e egressos no mercado de trabalho, na aprovação em concursos públicos e seletivos, em mestrados e doutorados na UFPI e em instituições em todo o país”, afirma, mencionando, ainda, que já foram realizadas reuniões com os estudantes para esclarecer sobre a prova e que eles estão sendo frequentemente orientados sobre todas as etapas. Além disso, durante o III Seminário haverá um momento específico com os discentes do curso, com a presença do corpo docente.

Sobre o Enade

WhatsApp Image 2022 09 14 at 08.16.33 copy copy

O Exame é realizado anualmente para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30 e término às 17h30. 

O conceito ENADE possui um tripé de avaliação: estudantes, cursos e a própria instituição. Ele avalia o desempenho do aluno, aplica o resultado na definição do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliado pela instituição. Os estudantes são avaliados em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes dos cursos de graduação, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional, bem como o nível de atualização de seus conhecimentos.

Por meio do Enade, se torna possível verificar se as condições de oferta e o projeto pedagógico do curso avaliados pelas visitas in loco se traduzem em qualidade da educação na formação do estudante. Nesse contexto, a participação de todos os atores envolvidos, estudantes, coordenadores, docentes e gestores é fundamental para o sucesso da política de avaliação idealizada pela lei do Sinais.

Link de transmissão do III Seminário do Enade - Dia 07 de novembro (Manhã).

Link de transmissão do III Seminário do Enade - Dia 07 de novembro (Tarde).

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página