Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI iniciou hoje (6) as ações da campanha Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

UFPI iniciou hoje (6) as ações da campanha Outubro Rosa

Imprimir
Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 14h41

DSC_0207.jpg

Representantes da UFPI, SINTUFPI e alunos do curso de Enfermagem.

Com intuito de discutir a importância da prevenção do câncer de mama e promover a conscientização sobre a temática, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou nesta quinta-feira (06) as ações da campanha Outubro Rosa. Com programação composta por palestras e atividades desenvolvidas por alunos do Curso de Enfermagem, a abertura da ação aconteceu no pátio da Pró-Reitoria de Administração (PRAD). O evento é destinado aos servidores e colaboradores terceirizados

Na ocasião, o público recebeu mensagens de conscientização e prevenção ao câncer, através de palestras, atividades físicas e panfletos personalizados. A ação também contou com a presença dos representantes do Grupo Executivo da Assistência Patronal (GEAP), Augusto Machado e Leila Holanda.

DSC_0114_1.jpg

Alunos do Curso de Enfermagem durante realização de atividade prática

A iniciativa é fruto da parceria entre o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Superintendência de Recursos Humanos (SRH/UFPI), o projeto de extensão “Entre Elas”, do Departamento de Enfermagem, o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), além de contar com apoio da Superintendência de Comunicação Social (SCS). 

A Assistente Social da SRH, Líbia Mafra, ressalta que a iniciativa contribui para a valorização da saúde dos colaboradores da universidade. "Ações como essa mostram uma preocupação da instituição com a qualidade de vida do servidor e da servidora. É uma importância muito grande para a prevenção do câncer de mama e também para despertar o interesse em fazer o rastreamento precoce da doença. Nossos profissionais se sentem acolhidos", disse.

DSC_0177.jpg

Servidores participaram de atividades físicas

Coordenadora do projeto "Entre elas”, a Profa Lívia Carvalho Pereira, do Curso de Enfermagem, pontuou a necessidade em se abordar o combate ao câncer de mama. "A medida que divulgamos, realizamos o compartilhamento de informações baseadas em evidências, a sociedade se empodera de conhecimento. Dessa forma, ela procura serviços de saúde e busca ter uma melhoria na qualidade de vida", destacou. 

Conforme a Diretora de Políticas e Sindicais da SINTUFPI, Maria Geni Batista, a campanha trará inúmeros benefícios para a saúde das mulheres teresinenses. "O ano de 2022 já apresenta altos índices da doença. Buscamos conscientizar a nossa comunidade universitária e também o público externo. Com a ação desenvolvida, esperamos que as mulheres procurem ter maiores cuidados, a fim de evitar problemas com o câncer de mama", pontuou

DSC_0155_1.jpg

Pirulito personizado, distribuido durante a ação

 

Para os servidores da UFPI, a ação é vista como um momento acolhedor. "A iniciativa é de grande importância para nós, essa orientação contra o câncer é muito importante. Me sinto bastante acolhida e com a saúde renovada'', conta Caroline Barbosa, servidora da PRAD.

O câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres no Brasil. Em todo o País, o mês do Outubro Rosa é celebrado como uma forma de prevenir a doença. Na UFPI, as ações ocorrem todos os anos, como uma forma de conscientizar a comunidade acadêmica acerca do problema.

DSC_0112.jpg

Panfleto personalizado pela ação.

Programação da campanha

As atividades educativas da campanha também prosseguiram para o Hospital Veterinário Universitário (HVU), Colégio Técnico de Teresina (CTT) e o Restaurante Universitário (RU). Na sexta-feira (07), a programação alcança servidores dos departamentos de cursos do Centro de Ciências e Letras Humanas (CCHL), Centro de Ciência da Educação (CCE) e Centro de Tecnologia (CT), a partir das 9h, na Praça de Filosofia do CCHL.

WhatsApp_Image_2022-10-06_at_10.57.50.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-06_at_10.57.49.jpeg

Realização das atividades lúdicas no Restaurante Universitário da UFPI

Fim do conteúdo da página