Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto na UFPI II Simpósio de Células-tronco e Terapia Celular: The Cell 2022
Início do conteúdo da página

Aberto na UFPI II Simpósio de Células-tronco e Terapia Celular: The Cell 2022

Imprimir
Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 15h43

Na manhã desta sexta-feira (11), ocorreu a abertura do II Simpósio de Células-tronco e Terapia Celular: Medicina Regenerativa e Materiais Bioinspirados (The Cell 2022). A cerimônia ocorreu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Estiveram presentes na solenidade: o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior; a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo; a Pró-Reitora de Extensão de Cultura, Déborah Dettmam; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Willams Costa Neves; e o Presidente da comissão organizadora do evento, Napoleão Argôlo, além da palestrante de abertura do evento, Ana Cristina Fialho.

FOTOS_THE_CELL_2022-13.jpg

Abertura do II Simpósio de Células-tronco e Terapia Celular: Medicina Regenerativa e Materiais Bioinspirados (The Cell 2022)

Para o reitor Gildásio Guedes, a realização do simpósio é motivo de muita satisfação e sinônimo da retomada de eventos acadêmicos no formato presencial:  "Estamos muito felizes pela realização desse encontro, é uma oportunidade de reunirmos aqui palestrantes da nossa instituição e profissionais externos, resultado de muito trabalho envolvido. Diante das grandes palestras que serão realizadas dentro da programação desse evento, é muito importante que possamos ter o aproveitamento máximo. A Universidade busca estar presentes em todos os eventos que nossos professores se empenham em realizar”, pontua o reitor. 

FOTOS_THE_CELL_2022-8.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O coordenador do evento e professor do curso de Medicina Veterinária da UFPI, Napoleão Argôlo, destaca a importância da segunda edição do simpósio para o atual cenário das pesquisas dessa área: “É um evento importante para a comunidade científica do Piauí. Estamos iniciando a segunda edição que abordará temas sobre o futuro da medicina humana e animal. A UFPI vem desenvolvendo, ao longo dos anos, pesquisas de grande complexidade na área de biotecnologia. Esse evento é importante para proporcionar a interação entre pesquisadores do Piauí e grandes nomes de fora do estado. É uma oportunidade de integrar esses pesquisadores para que seja difundido o conhecimento e ampliar a discussão técnica, além de dar destaque para a produção científica produzida na UFPI, de grande relevância", destaca o professor, que informou que a segunda edição foi ampliada, com relação a primeira, e conta com um maior número de palestrantes e workshops. 

 FOTOS_THE_CELL_2022-7_copy.jpg

Presidente da comissão organizadora do evento, prof. Napoleão Argôlo

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR/UFPI), Ana Gabriellen, que atua na organização do simpósio, comenta que a realização do evento permite às pessoas ampliar os conhecimentos na área e conhecer as novas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas:  “O evento é importante para a capacitação dos alunos e profissionais participantes, tanto da área da saúde como de ciências agrárias. Esperamos que com esse evento as pessoas possam adquirir mais conhecimentos e compreender a importância dessa área. Percebemos que a procura de pessoas interessadas em participar do evento foi muito grande, isso é algo muito positivo porque essa é uma que tem crescido e as pessoas já demonstram esse interesse em conhecer mais”, explica. 

FOTOS_THE_CELL_2022-5.jpg

Mestranda do PPGTAIR/UFPI, Ana Gabriellen

Pela primeira vez em visita ao Piauí, a professora Lucia Mariano Silla, ministrante da palestra “O papel dos linfócitos natural killers no tratamento de câncer em seres humanos”, ressalta a importância de se discutir temas relacionados à ciência e levar conhecimento para as pessoas: "É fundamental a realização de eventos como esse, assim é possível trazer questões científicas e mostrar como que a ciência é feita. A pandemia veio para nos mostrar que muitas pessoas que não possuíam conhecimento científico, tinham acesso a dados e faziam diversas interpretações. Então é muito importante uma oportunidade como essa, de abordar temas da ciência e trazer informações para todos aqui presentes ``, comenta.

FOTOS_THE_CELL_2022.jpgProfessora Lucia Mariano Silla

O professor e palestrante Lindolfo Meirelles, da Universidade Luterana do Brasil, comenta que existem obstáculos entre a relação teoria e prática dentro de alguns assuntos e que esse é um momento de se trabalhar esse aspecto: “É imprescindível para garantir que esses jovens em formação tenham acesso a informações dadas por palestrantes de diversas áreas, além de permitir um encontro para que diversos profissionais do país possam trocar ideias”, declara.

FOTOS_THE_CELL_2022-3.jpgProfessor Lindolfo Meirelles

O evento conta com 230 inscritos de 16 instituições de ensino de diferentes estados do país, divididos em áreas como: medicina, medicina veterinária, odontologia, biologia, química e engenharia de materiais. A maior parte dos inscritos é de graduandos, além de pós-graduandos e profissionais. A programação segue até domingo (13).

FOTOS_THE_CELL_2022-9.jpgParticipantes do primeiro dia de simpósio

FOTOS_THE_CELL_2022-11.jpg

 

NUPCelt

O Núcleo de pesquisa com células-tronco (NUPCelt) da UFPI, localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e fundado em 2013, é o primeiro do Meio Norte do Brasil a realizar pesquisas com células-tronco de animais, em especial com animais silvestres. Um dos principais objetivos do Núcleo é solucionar enfermidades que acometem também os animais, como a diabetes. Entre muitos destaques, o trabalho realizado pelo grupo já trouxe importantes contribuições à pecuária piauiense, com o tratamento da doença mastite em caprinos.

Confira mais informações sobre a programação no Site do Evento.

Acompanhe o Instagram do Evento.

Saiba mais sobre o Núcleo de Pesquisa.

 

 

 

Fim do conteúdo da página