Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SiUFPI: Mesa-redonda debate “Universidade empreendedora: indicadores e fomento às pesquisas e tecnologias em saúde humana”

Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 11h59

Captura_de_Tela_105.pngMesa-redonda “Universidade empreendedora: indicadores e fomento às pesquisas e tecnologias em saúde humana”

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (23) a mesa-redonda “Universidade empreendedora: indicadores e fomento às pesquisas e tecnologias em saúde humana”, que faz parte da programação do XXXI Seminário de Iniciação Científica e XIV Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, integrando o SIUFPI 2022 que segue até 01 de dezembro. A palestra ocorreu de forma remota através do canal UFPI TV e foi promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Informação, PROPESQI.

A mesa-redonda contou com a participação dos professores ministrantes: Prof. Emerson Fachin Martins (UnB), Profa. Natacha Harumi Ota (IIEPAE) e Profa. Keylla Urtiga (UFPI) e o debatedor Prof. Luiz Gustavo Baptista, que abordaram pesquisas e tecnologias em saúde humana e o empreendedorismo inovador dentro de universidades.

O Prof. Luiz Gustavo Baptista, coordenador e mediador da palestra, destacou a importância do papel da Universidade na busca de integração junto à sociedade na área de inovação. “Venho militando nessa árdua jornada de universidade empreendedora acerca de qual o papel da universidade dentro das produções. Discutindo também o papel da Instituição de Ciência e Tecnologia, que atua na tripla hélice de integração entre universidade, empresa e governo”, disse.

O professor Emerson Fachin Martins debateu o tema apresentando e apontando  a importância das Plataformas Tecnológicas (PTec) já presentes na Universidade de Brasília. Destacou que a plataforma vem se mostrando uma esperança de ser a grande fomentadora das iniciativas institucionais que podem ser transferidas de setores primitivos. “Antes de sermos Plataformas Tecnológicas, fomos um núcleo dentro da Universidade de Brasilia. O precursor da PTec foi o nosso núcleo de pesquisa NTAAI (Nucleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação) que vem trabalhando com o desenvolvimento de tecnologias que promovem o bem-estar da pessoa com deficiência”, destacou Emerson.

Captura_de_Tela_108.pngProfessor Emerson Fachin Martins

Já a Profa. Natacha Harumi Ota destacou a impressão 3D aplicada à saúde. Enfatizou que inovação é a introdução da novidade e do aperfeiçoamento que resulta em novos produtos ou processos, o que acontece na impressão 3D. Ela falou ainda da importância dessa tecnologia voltada à área da saúde, que possibilita a confecção de próteses em 3D para auxiliar numa melhoria de vida dos usuários. “A impressão 3D é o uso da nossa criatividade, ideias que tentamos desenvolver colocando no mundo cibernético e trazer pro mundo físico através de uma máquina”, disse.

Captura_de_Tela_101_copy.pngProfessora Natacha Harumi Ota

Keylla Urtiga, coordenadora dos seminários da Propesqi no SIUFPI, falouo sobre o Inova UFPI, ação que fomenta a construção de ideias, apoia o desenvolvimento de produtos, soluções, processos ou serviços inovadores para ações de incubação de negócios. Fez menção ainda ao MIT-REAP, programa de aceleração do empreendedorismo inovador que desenvolve o ecossistema de inovação, uma parceria da UFPI com o MIT. “Temos uma incubadora de base tecnológica que recebera propostas selecionadas para um período de um ano para desenvolver e alavancar essas pesquisas no Inova UFPI e dois anos para o MIT REAP”, finalizou.

A programação da PROPESQI no SIUFPI encerra na tarde de hoje com a mesa-redonda “Coleta, processamento e armazenamentode dados: perspectivas e desafios da LGPD” das 16h30 as 18h com os ministrantes Thiago Adriano Coleti (UENP), Anderson Souza da Silva Lanzillo (UFRN) e Pedro Pizzigatti Corrêa (USP) também no formato remoto por este link.