Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III SIPECT traz debate sobre a importância da ética durante abertura do Seminário

Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 13h33

DSC_0393.jpgAbertura do III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão (SIPECT)

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (01) a abertura do III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão (SIPECT), evento organizado pelos Colégios Técnicos da UFPI e faz parte da programação dos Seminários Integrados (SiUFPI) 2022. O inicio do seminário foi marcado pela palestra magna com tema “Porque (sempre) precisamos falar sobre ética?” tendo como palestrante o professor Luizir de Oliveira do Centro de Ciências Humanas e Letras e mediada pelo professor. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, vice-diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT). A palestra ocorreu de forma presencial no Cineteatro e remota através de transmissão do canal UFPI TV no YouTube.

DSC_0378.jpg Prof. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, vice-diretor do Colégio Técnico de Teresina e mediador da palestra

Estiveram presentes na abertura, a profa. Virgínia Muniz, Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFPI, representando o reitor Gildásio Guedes; prof. Francisco Edinaldo Pinto, Diretor do Colégio Técnico de Teresina; prof. Maurício Ribeiro, Vice-diretor do Colégio Técnico de Bom Jesus, no exercício da direção; profa. Cristiane Lopes Carneiro de Albuquerque, membro da comissão executiva do III SIPECT, representando na solenidade o prof. João Victor Alves Amorim; prof. Jossivaldo de Carvalho Pacheco, Vice-Diretor do Colégio Técnico de Teresina e mediador da palestra; prof. Ricardo de Castro Ribeiro Santos, Diretor do Colégio Técnico de Floriano e Coordenador Geral do SIPECT.

DSC_0313.jpgProf. Francisco Edinaldo Pinto, Diretor do Colégio Técnico de Teresina

O prof. Francisco Edinaldo Pinto pontuou sobre estar mais uma vez no III SIPECT para prestigiar e consolidar os colégios no âmbito da pesquisa e extensão. “Para nós é uma enorme satisfação. As ações de pesquisa e extensão dos Colégios Técnicos que são relativamente recentes, mas nos últimos anos têm se fortalecido mostrando que as nossas unidades também podem realizar essas ações”, afirmou.

Captura_de_Tela_119_copy_copy.pngProf. Maurício Ribeiro, Profa. Virgínia Muniz, Prof. Ricardo de Castro Ribeiro Santos

Para o professor Maurício Ribeiro, o evento proporciona oportunidade com o intuito dos alunos poderem participar dos eventos e apresentar trabalhos desenvolvidos juntamente com os professores. “Gostaria de destacar a importância do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e de extensão. Os nossos alunos têm a oportunidade de contribuir nesses eventos que também contribuem para o desenvolvimento intelectual e possibilitam que eles se envolvam em ações nas comunidades. Temos sempre que ressaltar e incentivar a importância disso”, disse.

DSC_0346.jpgProfa. Cristiane Lopes Carneiro de Albuquerque

A professora Cristiane Lopes Carneiro de Albuquerque declarou que o III SIPECT vem finalizar e apresentar para a sociedade os resultados de pesquisas e extensões realizadas ao longo deste ano em diversas atividades nas áreas de Agropecuária, Enfermagem, Informática além das áreas básicas. “Esse evento mostra para a sociedade os nossos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2022, que foi um ano desafiador que marcou o retorno das atividades presenciais e a readaptação de pesquisas presenciais nas comunidades”, disse.

Segundo a Superintendente Virgínia Muniz, o evento é de suma importância para os Colégios Técnicos, e frisou o comprometimento que a UFPI tem em promover esses espaços. “Gostaria de agradecer a presença de nossos alunos que estão envolvidos nos projetos, pesquisas e extensões. Os Colégios Técnicos têm se mostrado bastante ativos no âmbito da pesquisa e a Universidade valoriza isso, assim como valoriza o ensino básico, técnico e tecnológico”, complementou.

DSC_0360.jpgProf. e Palestrante Luizir de Oliveira

O Prof. Luizir de Oliveira abordou e desenvolveu a palestra sobre ética e moral com exemplos e alusões, destacando os principais pontos quando se discute esse tema. “Precisamos falar sobre ética porque somos movidos pela grande pergunta que ela se propõe. Tanto a ética quanto a estética só fazem sentido quando mostramos isso no nosso dia a dia”, pontuou.

DSC_0325_1.jpg

O seminário também traz oficinas e minicursos que acontecem de maneira presencial nos Colégios Técnicos da UFPI (Teresina, Floriano e Bom Jesus), totalizando 16 atividades nas áreas de Ambiente, Saúde, Recursos Naturais, Comunicação e Informação.