Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluna do PPG em Saúde da Família desenvolve a cartilha “De olho na Alimentação & Hanseníase"
Início do conteúdo da página

Aluna do PPG em Saúde da Família desenvolve a cartilha “De olho na Alimentação & Hanseníase"

Imprimir
Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 16h50

Com o objetivo de alertar sobre o combate da Hanseníase e divulgar informações a respeito da doença, no mês de janeiro, é realizada a campanha “Janeiro Roxo”. Em alusão ao tema, a mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (Renasf) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francilany Martins e a Prof. Olívia Dias de Araújo desenvolveram a cartilha “De olho na Alimentação & Hanseníase”. O trabalho busca divulgar orientações para alimentação dos pacientes em poliquimioterapia, tratamento realizado em pessoas diagnosticadas com a doença. 

Capa_almanaque.PNGCartilha traz orientações sobre alimentação adequada durante o tratamento da Hanseníase

A cartilha é um produto da dissertação "Construção e Validação de uma Tecnologia educativa para orientação nutricional de pessoas com hanseníase”, pesquisa apresentada pela nutricionista e mestra Francilany Martins, como trabalho final no curso de mestrado. Na ocasião participaram da qualificação e aprovação do projeto, o vice-reitor, Prof. Viriato Campelo, a Profa. Karoline de Macedo Gonçalves Frota e a Profa. Francisca Teresa de Galiza. O material foi lançado durante a programação do “Janeiro Roxo 2023”, realizado pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN/UFPI) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). 

WhatsApp_Image_2023-01-27_at_15.42.12_1.jpeg

Mestra Francilany Martins

No combate da hanseníase, é importante a atuação interprofissional e o nutricionista tem um importante papel na alimentação adequada do paciente. Na elaboração, as autoras optaram por destacar o regionalismo na escolha do conteúdo apresentado, como explica a Prof. Olívia: “É uma cartilha voltada para a nossa região, com um olhar mais voltado para a nossa alimentação. Tivemos a preocupação de priorizar alimentos da nossa alimentação, com produtos típicos e locais, acessíveis para a população”, destaca. 

WhatsApp_Image_2023-01-27_at_16.16.15.jpegProf Olivia Dias

A cartilha está disponível para a comunidade e pode ser acessada aqui

Fim do conteúdo da página