Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia em Teresina Reunião Regional da SBPC no Piauí; Evento ocorre também em Campo Maior

Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 09h05

image_copy_copy_copy_copy.png

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza de 13 a 15 de março sua Reunião Regional no Piauí com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”. O evento terá inscrições gratuitas e também contará com transmissão online pelo canal oficial da SBPC no Youtube. A programação se desenvolverá em Teresina, no Campus da UFPI, e, em Campo Maior, no Campus do IFPI.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

Durante o evento, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas voltadas aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino básico, médio e técnico, além de professores do ensino superior e interessados em geral. As atividades contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.

Cláudia Linhares, secretária-geral da SBPC, afirma que nos dois primeiros dias do evento, que serão realizados no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, serão debatidos temas caros ao Estado, dentre eles, arqueologia, energias renováveis, meio ambiente, eixos de economia sustentáveis, superação da pobreza, além dos temas recorrentes da SBPC, como políticas de educação, ciência, tecnologia e inovação para a reconstrução da nação brasileira. A reunião se encerra no Instituto Federal do Piauí, em Campo Maior, com discussões sobre o futuro.

Linhares comenta que além dos temas já citados, o evento será uma ótima oportunidade para relembrar a Batalha do Jenipapo (um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, ocorrido no dia 13 de março de 1823, às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, no Piauí) e discutir o Brasil que desejamos para os próximos 200 anos.

“Essa Reunião Regional ainda é uma repercussão das comemorações do Bicentenário da Independência, porque para muitas pessoas a ‘Independência’ foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’, e não é. A consolidação dessa emancipação foi sendo construída, inclusive depois desse episódio com várias batalhas memoráveis em diferentes lugares, dentre elas, a Batalha do Jenipapo e da Bahia, comemorada em 2 de julho. Infelizmente, muitos brasileiros não refletem algumas lutas por desconhecerem”, comenta. (Assista ao vídeo da SBPC “Brasil 200 anos: Rumos à Independência”)

Além de amplificar a divulgação da Batalha do Jenipapo, Linhares conta que a SBPC quer se aproximar do Piauí e mostrar o quanto o Estado é importante para a entidade. “Não temos ainda uma Secretaria Regional no Estado. Queremos que depois de consolidada, a Reunião Regional da SBPC no Piauí tenha um papel como as outras que atuam na divulgação científica e diálogo com a comunidade local, além de tornar mais efetiva a missão da entidade em prol de políticas públicas de saúde, educação, socioambientais e de ciência, tecnologia e inovação no País e em defesa da democracia, da justiça, da vida e dos direitos humanos”, comenta.

Olívia Perez, representante da SBPC no Piauí, afirma que existe uma grande expectativa para que haja boas discussões no evento. “Receber uma Reunião Regional da SBPC é um marco para ampliarmos a discussão de ciência, tecnologia e inovação no Piauí. Será uma grande oportunidade de conexão e de reunirmos com cientistas de diferentes regiões, inclusive os locais, para debateremos temas de interesse para o Estado”, diz.

As atividades da Reunião Regional são gratuitas e abertas ao público em geral, mas quem quiser receber o certificado de participação geral do evento precisa se inscrever no site

Com informações da SBPC