Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC promove cartilha com orientações básicas de Primeiros Socorros Emocionais para comunidade universitária

Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 15h22

cartilha.PNG

Cartilha lançada pela PRAEC

O Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI), órgão ligado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lançou cartilha com orientações básicas sobre Primeiros Socorros Emocionais (PSE). O documento busca apontar iniciativas de promoção à saúde mental da comunidade universitária, por meio de um informativo de caráter consultivo sobre temas de assistência psicológica.

A cartilha contém orientações sobre as formas de oferecer assistência humana e ajuda prática para apoiar indivíduos que sofrem situações de crise ou auxiliar indivíduos que estão vivenciando situações de extrema angústia. O público alvo da iniciativa são alunos. Servidores (técnicos, docentes) e colaboradores.

O Psicólogo do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) da UFPI, Kleyson Matos, destaca que a ideia da cartilha é utilizar algumas ferramentas e conhecimentos da Psicologia que podem ser manejados por outras pessoas, como um primeiro suporte em situações de crise e posteriormente um encaminhamento para a rede de saúde pública ou privada.

“A cartilha fornece informações básicas, simples, de como realizar um acolhimento adequado diante de algumas situações que são muito comuns no nosso ambiente acadêmico. Posteriormente vamos atualizar esse material e incrementar com mais formas de manejar outros casos, além de divulgar números e endereços no município que fornecem o suporte especializado”, esclarece o Psicólogo.

O material traz orientações gerais estruturadas a partir de quatro frentes de ação para PSE: observar; acalmar; escutar; e encaminhar.

Também aponta orientações a respeito de “o que fazer” e “o que não fazer” durante o exercício de apoio aos indivíduos. E, por fim, apresenta diretrizes educativas por meio de estudos de casos com situações hipotéticas acerca de temas recorrentes de assistência psicológica, como ansiedade, comportamentos suicidas e surto psicótico.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários encaminhou o material informativo para os diretores de centro e de campi, às coordenações de cursos e às chefias de departamento com o objetivo de promover ampla divulgação desse tipo de suporte à comunidade acadêmica.

Confira a cartilha aqui