Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluno da UFPI apresenta artigo em importante evento ibero-americano de Engenharia Elétrica

Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 11h35

WhatsApp_Image_2023-06-04_at_11.38.25.jpeg

Gabriel durante apresentação de artigo

O aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí, Gabriel Caminha, apresentou artigo no XIX Encontro Regional Ibero-americano do CIGRE. O artigo foi produzido com orientação do professor da UFPI, Fábio Rocha, e colaboração com o mestrando em Engenharia Elétrica, Filipe Bispo, em ação do Laboratório de Eficiência Energética do curso de Engenharia Elétrica. O evento ocorreu entre os dias 21 e 25 de maio e corresponde ao Seminário internacional do CIGRE mais importante da Região Ibero-americana. Por CIGRE entende-se como a comunidade global colaborativa comprometida com o principal programa de desenvolvimento de conhecimento do mundo para a criação e compartilhamento sobre sistema de energia.

O artigo apresentado por Gabriel Caminha, intitulado “Análise Comparativa de Eficiência na Limpeza Nanotecnológica de Painéis Fotovoltaicos” nasce de uma colaboração com o pesquisador Ismael Mendes, dono de uma startup incubada na Universidade Federal do Ceará (UFC) e inventor da tecnologia de limpeza de painéis fotovoltaicos, que doou seu produto para o Laboratório de Eficiência Energética da UFPI.

“Fomos convidados a realizar os primeiros testes de eficiência desse produto no laboratório de eficiência energética, utilizando os produtos nos painéis disponíveis e monitorando o ganho do sistema por meio de equipamentos de telemetria, obtendo assim os dados necessários para serem tratados e verificar dessa forma, o ganho de eficiência do produto”, afirmou Gabriel Caminha.

Os estudos de Gabriel ajudaram a melhorar a capacidade do produto de limpar os painéis solares, fator importante na manutenção preventiva destes, aumentando sua vida útil, produção de energia e temperatura de operação, que quando muito elevada por acúmulo de sujeira, diminui a tensão de operação do mesmo.

WhatsApp_Image_2023-06-02_at_10.24.27.jpeg

Produto estudado por Gabriel

Para Ismael Mendes é uma honra ter o Departamento de Engenharia da UFPI a frente de uma pesquisa que torna ainda mais eficaz a sua invenção, além de ver um trabalho ser levado a um congresso de tamanha relevância internacional.

Para o professor Fábio, é gratificante colher os frutos das pesquisas ligadas ao Laboratório de Eficiência Energética: “O sucesso dos empenhos que temos colocado nos cursos para que possamos desenvolver novas tecnologias, metodologias, abordagens em termos de pesquisa na área de eficiência energética e energias renováveis, resulta na evolução do curso como um todo, desenvolvendo um corpo docente e discente com esse nível de resultados”, finalizou.

WhatsApp_Image_2023-06-04_at_11.38.26.jpeg

Gabriel juntamente de outros partcipantes do evento