Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parfor/UFPI realiza Colação de Grau de 80 professores do Polo de Luzilândia

Parfor/UFPI realiza Colação de Grau de 80 professores do Polo de Luzilândia

Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 16h09

351160237_542980744519672_1077054672877356501_n.jpg

Solenidade de Colação de Grau de 80 professores da Educação Básica no polo de Luzilândia

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPI), realizou no último sábado, dia 03 de junho, a solenidade de Colação de Grau de 80 professores da Educação Básica dos cursos de Geografia, História e Pedagogia, do Polo de Luzilândia.

A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes; da Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; da Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; do Coordenador do Curso de História, Prof. Francisco Vilanova; da Coordenadora do Curso de Letras-Libras e homenageada na solenidade, Profa. Maraisa Lopes; da Coordenadora Local, Profa. Isabela Barros; da prefeita de Luzilândia, Fernanda Marques; da Secretária Municipal de Educação, Laiana Fenelon; do prefeito do município de Madeiro, Pedro Filho; além dos professores homenageados das três turmas.

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor destacou a satisfação em ver a UFPI, mais uma vez, cumprindo a sua missão, formando profissionais qualificados, que contribuirão para a educação do estado. “A UFPI conclui mais uma missão, a formação de professores por meio do Parfor, este grandioso Programa, coordenado pela Profa. Glória Ferro, tendo a companhia de uma forte equipe de professores da nossa Universidade. É uma satisfação estarmos aqui para este momento de festa e de alegria, não apenas para os formandos, mas para as famílias. Este momento irá contribuir fortemente para a qualidade da educação como um todo”, afirmou Gildásio Guedes.

351327389_621051383286712_7813919390903703510_n.jpg

Coordenadora do PARFOR/UFPI, Glória Ferro

Para a professora Glória Ferro, a Colação de Grau é um momento de muita emoção, por simbolizar o resultado de anos de dedicação em prol de um trabalho que tem a missão de melhorar a qualidade da Educação Básica. “A formação das turmas de Geografia, História e Pedagogia é motivo de muito orgulho para nós que fazemos o Parfor/UFPI, pois, de certa forma, estamos prestando contas à sociedade luzilandense do compromisso que nós assumimos, enquanto UFPI, de imprimir máxima qualidade à formação dos professores da Educação Básica do município, oferecendo uma formação sólida e socialmente referenciada. Por meio do Parfor/UFPI, esses profissionais estão sendo desafiados a também assumirem o compromisso com a transformação social por meio de um ensino de melhor qualidade para os alunos da Educação Básica pública”.

A Coordenadora do Polo de Luzilândia, Profa. Isabela Barros, enfatizou a alegria em presenciar o fechamento desse ciclo tão importante para o município e região. “Foi um momento maravilhoso, ver 80 formandos concretizando um sonho. Certamente, serão professores de muita qualidade e estão preparados para enfrentar os novos desafios educacionais. Estou muito feliz por fazer parte desta conquista. O Parfor/UFPI fez história em Luzilândia”.

Em seu discurso, o orador das turmas, Carlos Chagas Caldas, formando de História, falou sobre as vivências e aprendizados adquiridos durante o curso. “Foram anos de dedicação, cada formando aqui, traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Amizades que irão nos acompanhar ao longo de nossa jornada, e amizades que talvez não veremos. Foram anos de companheirismo, risadas, amizades que ficarão pro resto da vida. Um turbilhão de emoções que nos rodeia neste instante, que pode ser um misto de alívio e saudade, de medo e coragem de enfrentar os novos desafios. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavancada para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado”.

A prefeita Fernanda Marques parabenizou a todos os formandos, que decidiram contribuir com a humanidade por meio do ato milenar de educar, frisando a satisfação por essa parceria entre o município e a UFPI, por meio do Parfor, que se estenderá por mais quatro anos, pois o Polo iniciará três novas turmas dos cursos de Educação Física, Letras Português e Pedagogia, no período 2023.1. “Nunca percam a capacidade de sonhar, acreditem nos maiores sonhos de vocês. Paulo Coelho, celebre escritor brasileiro, nos diz que “o mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos”. Portanto, não se acanhem. E além de sonhar, amem. Vivam o amor por suas famílias, por alguém, por suas profissões e por vocês”, reiterou.

Para Laiana Fenelon, a melhor palavra para representar o momento é conquista. “Acredito que desde a seleção de cada um, essa palavra já começou a ter significado especial. Vocês conseguiram conquistar a tão sonhada oportunidade de formação superior pela Universidade Federal do Piauí. Porém, a conquista não é gratuita, é sim fruto do desejo e do esforço de cada um, da abdicação das férias, dos momentos com a família, com os amigos, para que hoje todos estivessem aqui comemorando toda essa trajetória, percorrida com muito entusiasmo e dedicação”, frisou a Secretária Municipal de Educação.

Acesse o vídeo do evento.

Confira mais fotos:

351170394_561169296211498_3434208109304568286_n.jpg