Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VII ENID e IV SERP abordam sobre "Programas de Formação inicial de Professores" no SIUFPI 2023
Início do conteúdo da página

VII ENID e IV SERP abordam sobre "Programas de Formação inicial de Professores" no SIUFPI 2023

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 16h18

apresentaçãomusical.png

Apresentação musical marca início do VII ENID e IV SERP

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira (22/11), o VII Encontro Nacional de Iniciação a Docência (ENID) e o IV Seminário de Residência Pedagógica (SERP), eles foram realizados de forma simultânea e híbrida, presencialmente e por transmissão no canal da UFPITV no YouTube. O evento teve início às 14:45 e estendeu-se até o fim da tarde. Os seminários abriram a discussão para o tema abordado durante o evento: A importância dos Programas de Formação Inicial de Professores.

mesaenid.png

Mesa de Abertura

Na ocasião, estiveram presentes a Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar e representando a Pró-Reitoria de Graduação (PREG), Rosa Lina Gomes do Nascimento; Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Willian Mikio Kurita Matsumura; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; Coordenadora Institucional do PIBID, Rejane Maria de Freitas; A Diretora do Centro de Ciências da Educação, Eliana Alencar; o Coordenador Institucional do PRP, Francisco Cleiton da Rocha; a Representante da Diretora da Unidade de Currículo, Avaliação e Formação Da SEDUC/PI, professora Santina Barbosa de Sousa; Gerente de Formação da SEMEC, Hostiza Machado Vieira Neves; Representante dos Coordenadores de áreas do PIBID, Docentes Orientadores do PRP, Gabriel Lopes Ferreira; Representante dos Supervisores de Escolas do PIBID e Preceptores do PRP, Professor Helissandro Rocha da Silva; Representante dos participantes discentes e residentes do PIBID e PRP, Fabiene Maria da Conceição Assis; além de professores, servidores técnicos e discentes envolvidos com o PIBID e Programa de Residência Pedagógica (PRP).

rosa_lina.png

Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar e representando a Pró-Reitoria de Graduação (PREG), Rosa Lina Gomes do Nascimento

Em seu pronunciamento, a Professora Rosa Lina do Nascimento parabenizou a organização dos Seminários Integrados e ressaltou a importância da realização dos eventos ENID E SERP. “São programas necessários para a formação de nossos professores, uma vez que é o momento para ter o primeiro contato com a sala de aula e o ensino básico de educação, por meio do desenvolvimento da didática. Portanto, os eventos de hoje são necessários por abordar tais assuntos”, disse.

livia_nery.png

Diretora do CEAD, Lívia Nery

Para a Diretora do CEAD, Lívia Nery, os eventos tratam da formação inicial do lugar e da construção da identidade docente. “Há uma troca de experiências com os professores orientadores e coordenadores que acompanham os nossos estudantes na jornada de Iniciação a Docência e Residência Pedagógica. A constituição da identidade docente perpassa as nossas vivências, as nossas experiências antes, durante e depois da nossa formação, tudo isso num processo de construção constante. Desta forma, é preciso refletir sobre a formação com o intuito de que possamos ser melhores professores”, afirmou.

rejane.png

Coordenadora Institucional do PIBID, Rejane Maria de Freitas

Segundo a Coordenadora Institucional do PIBID, Rejane Maria de Freitas, o ENID e SERP simbolizam a concretização dos programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica. “O PIBID e PRP têm a finalidade de fomentar a Iniciação à Docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica pública brasileira. Eles também fortalecem as parcerias entre redes tanto estadual como municipal de educação, além de viabilizar a troca de experiência e saberes entre instituições, professores e alunos”, pontuou. 

eliana.png

Diretora do CCE, Eliana Alencar

De acordo com a Diretora do CCE, Eliana Alencar, ela atuou na Coordenação do PIBID durante 4 anos. “Foi o programa mais importante que coordenei durante esse tempo que estou na Universidade, sendo a experiência mais importante que tive na minha carreira como professora formadora. Além disso, aproveito para ressaltar o respaldo quando se fala do Programa de Residência Pedagógica, uma vez que ele auxilia ao aluno ou aluna a produzir sua identidade docente, pois essa identidade está vinculada a atividade pedagógica”, frisou.

Palestra: Programas de Formação inicial de Professores: histórico, avanços e perspectiva

Um dos principais objetivos do evento foi firmar a importância desses programas na formação de profissionais da educação, bem como os impactos positivos de suas aplicações, além de abordar assuntos como a necessidade de utilização da tecnologia como aliada no ensino. Todos assuntos abordados durante a palestra do Prof. Nilson de Souza Cardoso, Docente da UECE.

nilson.png

Nilson de Souza Cardoso ministra palestra

O Professor Nilson deu destaque, durante o seminário, para evidências que mostram que entre os fatores que podem ser controlados pela política educacional, o professor é o que tem maior peso na determinação do desempenho dos alunos e que esse é um peso imposto à profissão de educador.

"Se esse aluno faz a avaliação, e é vinculado a mim e o código daquela habilidade não atinge o mínimo exigido, serei eu responsabilizado por essa não aprendizagem", afirmou Nilson, que também apontou para a necessidade de desconstrução de uma ideologia baseada na meritocracia e a necessidade de uma aplicação de ensino mais democrática e acessível.

Após a mesa de abertura e a palestra, finalizou-se o terceiro dia do SIUFPI, que segue até dia 24 de novembro e permitirá que, durante este período, os participantes possam conhecer os trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Confira a programação completa do VII ENID e IV SERP.

Fim do conteúdo da página