Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Está aberto o I Simpósio Nordestino de Entomologia Forense; evento segue até sexta-feira (8)

Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h04

ENTOMOLOGIA.jpg

Solenidade de abertura do I Simpósio Nordestino de Entomologia Forense

Na manhã desta quarta-feira (6), deu-se início ao I Simpósio Nordestino de Entomologia Forense. A cerimônia de abertura do evento, realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Laboratório de Parasitologia e Entomologia Sanitária (LAPES), ocorreu no auditório do Departamento de Parasitologia e Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

ENTOMOLOGIA-2.jpg

Mesa de honra do evento

Durante a solenidade, estiveram presentes o Vice-Reitor, professor Viriato Campelo; a presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, professora Veruska Cavalcanti; o membro da Associação Nacional de Peritos Criminais Federais, Alisson Giani e a chefe do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, Girlene Soares de Figueiredo.

ENTOMOLOGIA-7.jpg

Vice-Reitor, Viriato Campelo

O Vice-Reitor, professor Viriato Campelo, comentou a respeito da realização do evento. “A Universidade Federal do Piauí, em um primeiro momento, sai na frente nas discussões sobre entomologia forense”, afirmou. Ele também falou sobre a temática do Simpósio. “São as preocupações com as questões relacionadas aos insetos sob o ponto de vista do direito internacional sanitário como também nas questões relacionadas ao tráfico, mudanças ambientais e tantos outros aspectos”, destacou.

No decorrer do cerimonial, a professora Veruska Cavalcanti agradeceu a presença de todos e destacou a importância da realização do Simpósio. “Este evento marca um momento significativo para a região, reunindo profissionais, pesquisadores, estudantes e entusiastas comprometidos com o avanço da entomologia forense”, declarou durante seu discurso.

A palestra de abertura foi realizada pelo perito oficial criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba e responsável pelo setor de Entomologia Forense do Núcleo de Criminalística de João Pessoa (PB), Rodrigo Cezar Azevedo e teve como tema "Entomologia Forense e a perícia criminal no Brasil: avanços e desafios”. O evento continua até a sexta-feira (8).

ENTOMOLOGIA-3.jpg

Confira a programação completa aqui.