Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI) discute sustentabilidade e Piauí desenvolvido
Início do conteúdo da página

I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI) discute sustentabilidade e Piauí desenvolvido

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 15h57

conf_estadual_cien._e_tec-12.jpg

Abertura da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI) no Auditório Afonso Sena

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu nesta quinta-feira (21) a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), no Auditório Afonso Sena do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP). Com o tema “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido", o evento tem como objetivo promover a reflexão e a construção de políticas que impulsionam o desenvolvimento científico e tecnológico no Piauí.

A Cerimônia de Abertura contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; do Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto; do coordenador da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), professor João Batista Lopes; da representante do Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação da UFPI, Aldeídia Pereira; do Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Edmilson Miranda de Moura; da Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Ferreira do Nascimento; da representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP-UESPI), Nayana Pinheiro; e da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG/UFPI), Regilda Moreira-Araújo.

conf_estadual_cien._e_tec-10.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, elogiou todas as iniciativas que movem o incentivo à ciência. “Aqui as portas estão abertas, e para nós é o momento de satisfação, elogiamos todas as iniciativas nesse sentido. Nós teremos o encerramento da 5ª Conferência de  Ciência, Tecnologia e Inovação e vamos estar juntos mais uma vez. Parabéns a FAPEPI, parabéns a nossa Universidade e parabéns aos pesquisadores. Vamos trabalhar para que a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento do estado sejam objetos de ascensão social para todos”, expressou.

conf_estadual_cien._e_tec-8.jpg

Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto

O Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto, falou sobre a construção do plano estadual de Ciências e Tecnologia, que vem acontecendo em cada conferência territorial. “Nós esperamos que na próxima terça-feira, 26 de março, possamos consolidar isso em um documento e trazer propostas de políticas públicas, estratégias baseadas em ciências, tecnologia e inovação. Quero agradecer a todos, e eu queria dizer que nós construímos com a participação de 96 cientistas do Nordeste, um documento sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que foi aprovado pela Câmara de Ciência, Tecnologia e Inovação. Então, nesse documento, vamos acrescentá-lo e apresentá-lo na conferência regional em Recife (PE). Muito obrigado a todos pelo trabalho”, disse.

A I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), mediada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), contou com a organização realizada pelas principais instituições de ensino e pesquisa do Piauí: Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal do Piauí (UFPI), e também contou com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ- Piauí), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC - Regional Piauí), representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, e de organizações da sociedade civil. 

conf_estadual_cien._e_tec-6.jpg

Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Ferreira do Nascimento

A Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Ferreira do Nascimento, destacou a importância de pensar na ciência além da academia, e trouxe atenção ao pensamento da ciência ser inserida na comunidade. “Pensamos nesse grande evento, porque estamos com uma crise climática, e quem tem as crises climáticas são os povos tradicionais, são as comunidades quilombolas, são as comunidades indígenas, e esses povos não têm sido convidados conosco a pensar como é construir uma ciência que seja para além da ciência acadêmica”, declarou.

Sendo a 5° Conferência Territorial, tem como propósito envolver as comunidades, autoridades, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil para a construção de propostas que serão discutidas e deliberadas durante a Conferência Estadual, a ser promovida também na capital no dia 26 de março.

Na UFPI, a Profa. Keylla Urtiga, Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, e a Profa. Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Pós-Graduação, representam as pró-reitorias anfitriãs das conferências territorial e estadual. Após a cerimônia de abertura, elas conduziram a discussão “A UFPI no contexto da Ciência, Inovação e Tecnologia: Papel da PROPESQI e PRPG”.

Confira a programação.

Fim do conteúdo da página