Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) marca presença no SALIPI
Início do conteúdo da página

Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) marca presença no SALIPI

Imprimir
Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 16h14

AJEB_SALIPI_2024-2.jpg

A escritora Betina Costa e a professora Jasmine Malta em estande da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) no SALIPI

O Salão do Livro do Piauí deste ano começou e, mais uma vez, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o palco do evento, consolidando-se como parceira essencial para o sucesso do SALIPI em quase metade de sua história. Há uma década, o evento marca presença no espaço universitário, promovendo cultura e conhecimentos diversos.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) está presente no evento, destacando-se como um grupo responsável pela união, reconhecimento, resgate e empoderamento das mulheres que exercem a escrita como ofício profissional e criativo. Jasmine Malta, professora do curso de Letras Vernáculas da UFPI e atualmente primeira secretária da AJEB, destaca os objetivos do grupo: “Esta é uma entidade que procura dar visibilidade ao trabalho da mulher que pratica o exercício criativo da literatura, da escrita artística e da escrita literária”, afirma.

Jasmine também explica que, para fazer parte da entidade, basta residir no Piauí e ser maior de 18 anos. “Em relação à nacionalidade, a naturalidade não é um problema, o que precisamos é dessa residência no nosso estado. Pode-se trabalhar tanto com textos digitais, e-books, processos alternativos quanto com o livro impresso, seja jornalista ou qualquer outra mulher de exercício profissional”, diz.

A escritora Betina Costa, autora do livro “Universo Particular: Recortes de Um Despertar”, que já publicou também em obras coletivas jurídicas sobre cultura da paz e mediação, é uma das mais novas integrantes do grupo e traz sua visão sobre a importância de participar da entidade. “Quando iniciamos essa caminhada, toda a jornada é desafiadora e, como escritora, muitas vezes não nos reconhecemos nesse papel que traz tanta diferença. Traz tanta expressão tanto para nós quanto para o nosso público. Participar da AJEB vai exatamente ao encontro do que precisamos para fortalecer nossa caminhada, nosso autoconhecimento e o conhecimento de outras pessoas que possam fortalecer a jornada, compartilhando ideias e histórias de como outras mulheres estão traçando suas trajetórias como escritoras, para que possamos trilhar nosso caminho de uma forma melhor”, destaca Betina.

AJEB_SALIPI_2024-3.jpg

Público pode conferir variadas obras no estande da AJEB

Neste ano, o estande da AJEB conta com os livros das escritoras associadas e uma programação que vai até o dia 15 de junho, a partir das 18h30, na Praça Assis Brasil, no Salão do Livro do Piauí. Com bate-papos e entrevistas, as escritoras terão a oportunidade de apresentar suas obras ao grande público, discutindo os temas que abordam, seus estilos próprios e os objetivos de sua escrita. O SALIPI está acontecendo no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, e desde seu início tem atraído diversos públicos interessados em literatura e arte.

Fim do conteúdo da página