Reunião no Salão Nobre da Reitoria
Na manhã desta quinta-feira (08), foi realizada uma reunião para a elaboração de um termo de cooperação entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Piauí.
A parceria tem como objetivo fortalecer o corpo técnico do Senar por meio da inovação e da tecnologia, além de alinhar projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFPI. O Senar Piauí é uma entidade de direito privado, de natureza paraestatal, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) e à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Sua missão é promover a formação profissional e a inclusão social de trabalhadores e produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e a melhoria da qualidade de vida no campo.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, celebrou a aproximação entre as instituições, destacando de que forma a Universidade pode contribuir com as atividades no campo. “O Senar vem hoje somar às iniciativas dos nossos professores, e nós iremos formalizar essa parceria por meio de startups, inovação tecnológica e inteligência artificial. A UFPI tem expertise nessas áreas e, agora, com a formalização dessa parceria, fortaleceremos ainda mais essa colaboração. Nosso objetivo é atuar diretamente com o pequeno produtor rural, contribuindo para a bovinocultura e o melhoramento genético da ovinocultura”, declarou a reitora.
Vice-reitor, Edmilson Moura
Segundo o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, a UFPI pode contribuir com o aprimoramento técnico do setor da agricultura e pecuária com o intuito de garantir a oferta de produtos de qualidade no mercado. “A agricultura familiar precisa estar em constante qualificação, preparando seus profissionais para que desenvolvam seus trabalhos com a qualidade necessária e para que seus produtos se tornem cada vez mais competitivos. A parceria entre a Universidade e o Senar será fundamental nesse processo, pois pode contribuir significativamente, tanto com a oferta de cursos de capacitação quanto com o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, gerando soluções com qualidade para o mercado”, enfatizou.
Superintendente regional do Senar Piauí, Diego Paz
O superintendente regional do Senar Piauí, Diego Paz, destacou que a troca de experiências entre as duas instituições contribuirá significativamente para a capacitação dos produtores rurais, com o apoio de novas tecnologias voltadas à melhoria da produção. “O Senar já atua com excelência na capacitação profissional rural e na promoção social. Agora, com esse reforço institucional, conseguiremos ampliar e qualificar ainda mais o atendimento aos pequenos, médios e grandes produtores do Piauí, sempre com foco em conhecimento, tecnologia e inovação", frisou.
Durante o encontro, também foram discutidas outras pautas prioritárias para futuros projetos, como a valorização da agroecologia em detrimento do agronegócio tradicional, promovendo práticas sustentáveis que respeitam o meio ambiente e visam melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
Na reunião, também estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, em exercício, Alexandre Medeiros; o coordenador de Programas, Projetos e Eventos Científicos e Tecnológicos (CPPEC), Daniel Louçana; o diretor da INEAGRO, Luiz Augusto de Oliveira; o coordenador de Administração Acadêmica Complementar, Edivan Carvalho Vieira; o assessor da Senar Piauí, Nelson Estevam de Andrade Júnior; a analista da Senar Piauí, Karinne Silva do Nascimento; gerente administrativa financeira da Senar Piauí, Patrícia Rocha; e a gerente da Senar Piauí, Márcia Reijani.