Página inicial > EDITAIS - UFPI > Serviços-ufpi > NUPECAMPO UFPI promove curso de formação para educadores do campo do meio norte do Brasil

Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 14h39

Registro da aula inaugural do Curso de Formação de Educadores em Pedagogia da Alternância20200824142906

O Curso de Formação de Educadores em Pedagogia da Alternância, promovido pelo Núcleo de Ensino, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI), em parceria com a Associação Regional das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (AEFAPI), iniciou na tarde da última sexta-feira (21), via plataforma digital, envolvendo 110 educadores dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Tocantins e Amapá.

A aula de abertura, intitulada “As Diretrizes Pedagógicas para a Atuação das EFA’s no Contexto da Pandemia”, contou com a participação do assessor pedagógico da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Joel Duarte Benício, que discutiu sobre as orientações pedagógicas para a atuação das EFA’s em tempos de Covid-19.

O professor da UFPI e coordenador do NUPECAMPO, Dr. Elmo de Souza Lima, destacou que o objetivo principal do curso é aprofundar os estudos sobre a Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo, por meio das trocas de experiências entre as Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) e a construção coletiva de conhecimentos na área da Pedagogia da Alternância.

No encontro, foi discutida a metodologia do curso, que busca uma articulação entre teoria/prática e reflexão/ação, com o intuito de que as discussões ampliem o olhar crítico acerca das práticas educativas das EFA's e viabilizem alternativas de aperfeiçoamento dos projetos políticos e pedagógicos desenvolvidos no campo.

O curso será desenvolvido em 5 módulos, realizados no Tempo Escola e no Tempo Comunidade, considerando as mediações metodológicas da Pedagogia da Alternância. Os módulos serão desenvolvidos a partir das seguintes temáticas:

Módulo I: Princípios políticos e pedagógicos da Pedagogia da Alternância;

Módulo II: Reforma do Ensino Médio e BNCC: as implicações na matriz curricular das EFA’s;

Módulo III: A Pedagogia da Alternância e o Plano de Formação das EFA’s;

Módulo IV: O Plano de Estudo, PPJ e os Serões;

Módulo V: Reflexões sobre a proposta pedagógica e curricular das EFA's.

Segundo o presidente da AEFAPI, Leandro Paz, este projeto de formação vai contribuir no fortalecimento das experiências educativas desenvolvidas pelas 17 Escolas Famílias Agrícolas que atuam no Piauí, proporcionando uma formação crítica dos jovens do campo, comprometida com o fortalecimento da organização social e da agricultura familiar.

O Curso de Formação é voltado prioritariamente para os/as educadores/as e lideranças das organizações e movimentos sociais vinculados às Escolas Famílias Agrícolas do Piauí. E tem como parceiras a Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED), Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), Fundação Santa Ângela, Escola Família Agrícola dos Cocais, Escola Família Agrícola de Eliseu Martins, Escola Família Agrícola do Vale do Gurgueia e a Escola Família Agrícola Serra da Capivara.