Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de História realiza aula de campo na cidade de Oeiras

Turma de História realiza aula de campo na cidade de Oeiras

Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h53

A turma do curso de História do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI do campus de Bom Jesus realizou no dia 01 de junho aula de campo na cidade de Oeiras. A atividade externa produzida na disciplina História do Piauí I teve como objetivo conhecer os lugares e espaços simbólicos que fizeram e fazem de Oeiras uma das cidades mais importantes do estado.

Segundo a professora formadora Rannyelle Rocha Teixeira foi possível relacionar o que foi trabalhado e discutido em sala de aula possibilitando um olhar mais sensível e maduro da nossa primeira capital. “Acompanhados por um guia turístico que atenciosamente nos auxiliou durante todo o percurso, nossa primeira parada foi no morro do Leme, que é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, um mirante natural que serviu durante o período colonial da referência para os visitantes que chegavam a Primeira Capital do Piauí”.

A turma seguiu até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, onde identificaram por meio das explanações realizadas pelo guia turístico as primeiras formas de sociabilidades sociais na cidade de Oeiras. Essa Igreja foi fundada em 1733 e é considerada o primeiro templo regular do Piauí. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1940.

Foram visitados também o Museu de Arte Sacra criado em 1983, com funcionalidade a partir de 1984, e o Centro Cultural Major Selemérico, construído no ano de 1845, onde se encontram vários símbolos da nossa região.

Os professores cursistas juntamente com a professora formadora finalizaram a aula de campo com a visita a Casa da Pólvora, que foi a primeira construção militar do Piauí e a terceira do gênero no Brasil, o morro da Cruz um dos lugares privilegiados pela vista panorâmica de toda a cidade de Oeiras e os dois mercados públicos da cidade, um que está desativado – O Mercado Municipal de Oeiras - e o novo espaço, conhecido como Mercado Dona Lili com uma estrutura substancial.

A disciplina de História do Piauí I teve como finalidade proporcionar aos alunos um mergulho de aprendizados e ensinamentos sobre a formação da sociedade piauiense e assim permitir também que a turma desfrutasse de um momento de lazer e de contemplação da cidade histórica de Oeiras. Para a aluna Adreia de Oliveira Santos a aula foi bastante produtiva; “conhecemos os museus que existem lá, as igrejas antigas e pessoas enterradas dentro da igreja. Também conhecemos o lugar onde os governantes ficavam a casa do dentista e os equipamentos que os padres usavam, subimos em vários degraus para conhecer a estatua de uma imagem de um santo e assim conhecemos vários lugares interessantes e adoramos a cidade que é bem preservada”, afirma a cursistas.

Sobre a importância da atividade, a professora Rannyelle Rocha enfatiza: “Foi possível observar e analisar a relação didática dos elementos que compõem o meio social, cultural e religioso da cidade de Oeiras. É preciso conservar nossa história e identidade para que possamos compreender nosso espaço social dentro da sociedade”.