Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Pedagogia do Parfor/UFPI realiza atividade de campo em litoral piauiense
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Turma de Pedagogia do Parfor/UFPI realiza atividade de campo em litoral piauiense

Imprimir
Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 14h20

 

 

A turma do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI do campus de Parnaíba realizou na ultima terça-feira (09), aula de campo denominada Eco-Tur, um passeio pelas praias do litoral piauiense.

A atividade externa produzida na disciplina Ecopedagogia teve como objetivo proporcionar às alunas o contato com a natureza in loco, para além da sala de aula, de modo que as discussões teóricas vivenciadas ao longo da disciplina sejam confrontadas com a realidade ecológica encontrada.

O Eco-Tur foi desenvolvido como uma experiência em forma de excursão que seguiu um roteiro previamente planejado pela professora e alunas no qual contempla a visita, investigação, escuta sensível a pessoas da comunidade local e registro de imagens para posterior análise de seus usos e práticas de preservação dos ambientes naturais considerados de relevância para a ecoformação das futuras pedagogas.

 

 

As professoras cursistas sob a orientação da professora formadora Dolores Vieira visitaram as praias de Marabá, Macapá, a Lagoa do Portinho, a árvore penteada e aproveitaram para conversar com pessoas acerca das mudanças que esses locais vêm sofrendo devido às ações humanas e como isso vem repercutindo na vida de todos.

Escutaram depoimentos, fotografaram, fizeram observações e finalizaram a atividade com um almoço coletivo durante o qual foi possível reafirmar a importância do diálogo e de uma ecoformação.

 

 

Para a professora Dolores Vieira, “A atividade Eco-Tur foi uma experiência de muitos afetos, pois possibilitou outras aproximações entre as discentes, aliando estudo, pesquisa, intervenção e reconhecimento dos seus lugares no mundo, em suas comunidades, além de oportunizar a educação do olhar para o meio ambiente de outro modo daquele de apenas observadora, mas de interventora, de disseminadores de outras formas de relação com as pessoas a partir de suas vivências. Essa atividade para mim, na condição de professora formadora fortaleceu, ainda mais, as minhas certezas de que o Parfor é uma formação que tem procurado humanizar a educação, porque faz as pessoas protagonizarem as suas histórias e ao fazerem isso, novos saberes, comportamentos e aprendizados são construídos. Sinto-me, extremamente feliz, em fazer parte desse programa, que também, me transforma a cada nova experiência docente”, enfatiza a professora.

Fim do conteúdo da página