Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Professores cursistas de História visitam Centro Cultural em Parnaíba

Professores cursistas de História visitam Centro Cultural em Parnaíba

Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 09h06

Na ultima quarta-feira (10), alunos do Curso de História em Parnaíba realizaram exercício de campo visitando o Centro Cultural Sesc Caixeiral , como atividade da disciplina de Historiografia Brasileira, ministrada pelo Prof. Dr. Agostinho Júnior Holanda Coe.

Sob a supervisão do historiador Jedson Martins, funcionário do SESC, os professores cursistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Parnaíba e relacionar com os textos e debates realizados em sala de aula.

“Na visita, pudemos conhecer a Parnaíba da segunda década do século XX e a efervescência que atraía comerciários dos Estados do Maranhão e do Ceará, chamados caixeiros, e que sentiram a necessidade de uma entidade que permitisse uma formação específica e que viabilizasse mão de obra a ser utilizada no comércio local. Em 28 de abril de 1918 criou-se a sociedade civil União Caixeiral, composta inicialmente por 122 sócios”, relata a coordenadora do curso, Bartira Araújo.

Em 23 de fevereiro de 2011 o prédio foi transformado no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso, com o objetivo de registrar a memória dos seus fundadores e pioneiros– professores, ex-alunos, personalidades e artistas da cidade, dando nome aos espaços culturais que compõem o atual Complexo.

Após a visita, houve a realização de debates em sala de aula sobre a constituição de espaços de memória e que são utilizados para a construção de uma escrita da história que privilegia determinadas categorias sociais, instituindo muitas vezes uma série de silenciamentos sobre a memória de outras populações brasileiras, a exemplo das identidades africanas (afro-brasileiras) e indígenas.