Os cursistas de Geografia do polo de Luzilândia realizaram neste sábado (28), atividade de intervenção pedagógica, na disciplina Atividade Curricular de Extensão II, sob orientação do Prof. Cícero Rodrigues de Sousa.
A atividade aconteceu na Unidade Escolar João de Assis Marques onde os alunos trataram do tema: Problemas ambientais na cidade de Luzilândia. No primeiro momento foram realizadas oficinas com os alunos sobre: Cartografia, Hidrografia, Resíduos Sólidos: reutilização de garrafas pet’s para a realização de produtos artesanais.
No segundo momento foi realizada uma palestra com Arielle Carvalho Amorim, Educadora Ambiental no Centro de Educação Ambiental (CEA) e Fiscal Técnica na Fundação Velho Monge, onde a mesma explanou sobre os problemas ambientais como: queimadas, disposição de resíduos sólidos, uso racional da água e a importância dos alunos como atores principais nesse processo de conservação/preservação do meio ambiente.
Para Alex Cunha da Rocha, professor cursista de geografia foi uma experiência maravilhosa já construir esse contato e essa interação com os alunos. “Foi um projeto voltado para o ensino fundamental dois de 5° ao 8° ano. Conversando com eles conseguimos mostrar a real situação, também trocar ideias de como ajudar a reconstruir o nosso ambiente para gerações futuras. E ainda fomos agraciados com a presença da biomédica e palestrante Arielle que tem projetos inclusive na nossa cidade o projeto pequeno querubim, que faz ações em prol do meio ambiente. A palestra dela e suas explicações finalizaram nosso projeto”.
Segundo o professor ministrante, “Essa atividade possibilita ao acadêmico fortalecimento da sua formação profissional produzindo conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes”, afirma Cícero Rodrigues.