Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Abertura do VIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI – Bom Jesus e Currais

Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 11h16

Ocorreu nesta quinta feira (24), a abertura do VIII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), sediado na Universidade Federal do Piauí, campus professora Cinobelina Elvas na cidade de Bom Jesus. Reunindo palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, o evento promoveu o intercâmbio entre graduandos dos cursos de História e Educação Física ofertados através do Parfor nos municípios de Bom Jesus e Currais.

Neste semestre, o SIMPARFOR, em sua oitava edição, traz como tema “Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania”. A palestra de abertura do VIII SIMPARFOR, “Metodologias Ativas: Teoria, Prática e Desenvolvimento de Competências”, foi proferida pela Profa. Dra. Katrine Bezerra Cavalcanti com coordenação da Profa. Ma. Audrey Maria Mendes de Freitas Tapety e Relatores: Prof. Dr. Nilton Ferreira Bittencourt Junior e Profa. Ma. Veruska Lauriana da Silva de Carvalho.

As sessões de comunicação oral e pôsteres foram avaliadas pelos professores: Edson André da Rocha Daniel, Eva Vieira Freitas, Lisânia Batista da Silva, Lívia Maria Nunes De Almeida, Marcelo de Carvalho Filgueiras, Nilton Ferreira Bittencourt Junior, Amanda Maria dos Santos Silva, Audrey Maria Mendes de Freitas Tapety, Debora Layanny Cardoso Soares, Francisco Alcides do Nascimento, Francisco Waldílio da Silva Sousa, José Lins Duarte e Veruska Lauriana da Silva de Carvalho.

Durante o evento o professor formador do curso de história, Francisco Waldilio, fez uma importante colocação sobre o estágio supervisionado. “A orientação de estágio, especificamente o acompanhamento dos graduandos na escola é um espaço privilegiado de percepção de como "nasce um professor(a)", no Parfor em especial, diria de como "transforma-se um professor(a)". A formação superior ofertada pelo Parfor, mais que uma qualificação profissional é, para muitos, a realização de sonhos, programas como esses "salvam vidas" para usar as palavras do professor Salvador Medeiros, supervisor de estágio do curso de História na Escola Estadual Araci Lustosa em Bom Jesus - Piauí, o mesmo falava ainda que a trajetória de vida de algumas de suas supervisionadas do Parfor se assemelha a sua”. Afirmou o professor.

A cursista Daisa Pereira é uma delas. A aluna mora no assentamento Rio Preto, município de Bom Jesus e percorre cerca de 5 horas de viagem até a Universidade Federal de Bom Jesus para assistir as aulas e disse que já trabalha na área e que só tem a agradecer a oportunidade.

Durante o seminário foram apresentados dezoito trabalhos de História e seis de Educação Física. Com a defesa dos TCCs, os alunos do curso de História encerram o seu ciclo formativo pelo Programa. A coordenadora local, Zeferina Barros, expressou sua satisfação: “Estou muito feliz por fazer parte desse momento de conclusão do curso de História. Estar como Coordenadora Local é para mim motivo de grande alegria por ser uma experiência muito enriquecedora tanto no plano pessoal quanto profissional. Coordenar o Curso de História, foi muito interessante, pois pude perceber uma relação intrínseca entre teoria e prática. Foi muito gratificante poder contribuir para que tudo acontecesse a contento. Além disso, não posso deixar de falar sobre os sólidos vínculos afetivos aqui construídos, seja com equipe de Coordenação do Parfor/UFPI, como também com os alunos da turma. São amizades que terei comigo para sempre. No mais, só agradecer pela oportunidade e desejar sucesso a todos”.

Já o cursista de Educação Física, Alcides de Sousa Santos, enfatiza a grande satisfação em ser um dos professores cursistas do Parfor e mais uma vez participar do SIMPARFOR. “As pessoas se desenvolvem bastante no fundamento do curso, a minha realidade não me permitia aprender o tanto que hoje eu sei. Eu acreditava que Educação física era apenas se exercitar e hoje com todas as aulas teóricas que tivemos, aperfeiçoando o conhecimento, apesar da minha idade com os problemas de saúde que tenho eu pude entender muito sobre a parte da saúde humana e assim cuidar melhor da minha própria saúde e dos que convivem ao meu redor”.

Os coordenadores Bartira Araújo, do curso de História, e os coordenadores locais Zeferina Barros e Orleans Oliveira, foram os responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar, de acordo com a avaliação das suas apresentações.

Além de Bom Jesus/Currais, o evento ocorrerá em Uruçuí, Luzilândia e Parnaíba, conforme cronograma disponível em: https://simparfor.ufpi.br/.

Confira a cobertura completa: VIII SIMPARFOR Bom Jesus e Currais