Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Professores são recebidos em encontro de formação pedagógica do Parfor/UFPI

Professores são recebidos em encontro de formação pedagógica do Parfor/UFPI

Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 12h13

Aconteceu nesta terça-feira (29) o encontro de formação pedagógica com os professores formadores selecionados para ministrar aulas nos municípios de Currais, Luzilândia e Uruçuí, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Parfor/UFPI. O evento ocorreu na sala de vídeo II do CCHL, com inicio às 8 horas e se estendeu até as 16h30.

O encontro pedagógico teve como objetivo conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o planejamento de atividades do segundo semestre letivo de 2019 (2019.2). A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Julieta Sanchez Paradizo de Oliveira, prestigiou a abertura do evento e destacou o alcance social do Parfor: “Como professores, nós estamos fazendo essa mudança, mudando a realidade, pois é esse o papel da educação. A educação não esta aqui para formar mercadoria ou pessoas para o mercado, nós não temos a visão mercadológica que tanto insistem em colocar nas Universidades Federais, nós temos sempre que ter uma visão humanística e uma visão de desenvolvimento”.

A coordenadora geral do Parfor/UFPI, Glória Ferro, deu as boas-vindas aos professores e fez um breve histórico do programa na IES e falou sobre os desafios da formação de professores em serviço. A coordenadora falou também sobre a especificidade da clientela do Programa, os professores em exercício na educação básica, que precisam estudar nos períodos de recesso escolar e em momentos complementares. Além do período intensivo, o Parfor/UFPI conta com uma etapa complementar, de modo a favorecer a unidade entre teoria e prática. “Escolher trabalhar no Parfor é assumir um compromisso com a mudança social por meio da formação de qualidade de professores em serviço”, disse a coordenadora.

A temática abordada no encontro foi “Formação e valorização dos profissionais da educação básica: o Parfor em discussão” e a programação foi divida em dois momentos: na parte da manhã foi realizada a Oficina: Metodologias Ativas: teoria, prática e desenvolvimento de competências, ministrada pelo Prof. Me. Renato Mendes dos Santos, e a tarde ocorreu a reunião de formação pedagógica sobre a sistemática de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e o planejamento das atividades acadêmicas, que foi conduzida pelos coordenadores de curso e locais do Parfor/UFPI.

No momento de avaliação do encontro, que ocorreu na reunião do Colegiado do Parfor/UFPI, às 16h30, os coordenadores trouxeram o feedback positivo dos professores formadores. A coordenadora dos cursos de História e Geografia, Bartira Araújo, destacou que “a reunião com os professores foi bastante produtiva pois além das exposições sobre a contextualização do Parfor no âmbito da UFPI, foi realizada uma oficina sobre as Metodologias Ativas, sendo que esta contribuiu para reflexões acerca da importância do desenvolvimento de competências com o uso de metodologias consistentes onde o estudante torna-se protagonista no processo de ensinar-aprender , fazendo a diferença na formação dos professores do Parfor, sendo complementada pelo Planejamento das atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre letivo de 2019.2, especialmente tratando do plano de trabalho do Simparfor.

Os coordenadores abordaram aspectos gerais sobre a regulamentação do Parfor  e também questões específicas do Programa no âmbito da UFPI, como por exemplo: avaliação da aprendizagem, exercícios domiciliares, calendário acadêmico, caderno pedagógico e cronograma de atividades. Dentre os temas abordados destaca-se a discussão sobre a operacionalização do Seminário Interdisciplinar do Parfor (SIMPARFOR), atividade de socialização de experiências curriculares e práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do Parfor/UFPI que ocorre no encerramento do semestre letivo. Para saber mais sobre o SIMPARFOR acesse: https://simparfor.ufpi.br/home.php

Confira:

Programação completa do evento: Clique aqui

Mais fotos do evento: Fotos