Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > “PARFOR INDICA” - SEMANA DE GEOGRAFIA
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

“PARFOR INDICA” - SEMANA DE GEOGRAFIA

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 19h51

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (22 a 26/06), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Geografia, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

Livro: PESQUISAS GEOGRÁFICAS: CIDADES, TRABALHO E EDUCAÇÃO

Autores: Eduardo Rodrigues Viana de Lima

Sinopse: Três grandes temáticas são abordadas nas pesquisas, a partir de uma perspectiva geográfica: a cidade e o urbano; o trabalho; e a educação. Portanto, o conteúdo do livro tem uma amplitude que vai muito além da Geografia, interessando a campos diversos do conhecimento, tais como: História, Educação, Ciências Sociais, Urbanismo, entre outros.

Livro: TRILHOS, LUZES E SALUBRIDADE: INOVAÇÕES TÉCNICAS NA CIDADE ENTRE OS SÉCULOS XIX-XX

 

Autores: Doralice Sátyro Maia, Nirvana L. A. Rafael de Sá e Paula A. Ismael da Costa

Sinopse: Este livro levanta questões sobre como ser moderno e representar a modernidade, bem como o papel das inovações técnicas na cidade entre os séculos XIX e XX. Os trabalhos publicados discutem o desempenho de interesses econômicos e a maneira como o modo de produção capitalista se consolida.

 

Livro: DO DESENVOLVIMENTO À SUSTENTABILIDADE: POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS E EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS

 

Autores: Alicia Ferreira Gonçalves, Maristela Oliveira de Andrade e Oliverio Hernándes Romero

Sinopse: Os artigos dessa publicação se debruçam sobre experiências de desenvolvimento sustentável, que buscam conciliar participação das comunidades na construção de alternativas sociais e econômicas próprias com o uso sustentável da natureza. Este livro, na contramão da onda anti-civilizatória que assistimos desde o governo federal, trata-se de um pensamento contra-hegemônico e, por isso mesmo, humanista, ambientalmente comprometido, democrático e democratizante.

Livro: OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Autor: Henrique Zeferino de Menezes

Sinopse: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados na 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, constituíram a maior iniciativa global voltada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, redução da pobreza e das desigualdades, além da melhoria das condições de vida dos povos de forma integrada à promoção dos direitos humanos. O campo de estudos das Relações Internacionais tem muito a contribuir para o conhecimento dos dilemas e das potencialidades para implementação dessa ambiciosa agenda. E o livro Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Relações Internacionais apresenta, ao longo dos seus capítulos, parte do estado da arte e das agendas de debates sobre como os temas centrais da Agenda 2030 vem sendo abordados e tratados por pesquisadores, organizações não-governamentais e organismos internacionais. Cada capítulo do livro traz um apanhado de considerações não apenas sobre as especificidades de cada um dos 17 objetivos e suas metas, mas as contribuições e diálogos que as Relações Internacionais estabelecem com as temáticas que constituem a agenda.

Livro: MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO: OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

 

Autores: Denise Dias da Cruz, George Emmanuel Cavalcanti de Miranda, Bartolomeu Israel de Souza e Reinaldo Farias Paiva de Lucena

Sinopse: A realização de pesquisas que envolvam conhecimentos da população e que visem, nas mais diferentes escalas, resolver problemas ambientais e socioeconômicos, devem ser prioridade frente aos sérios impactos ambientais observados atualmente. A obra traz estudos com essa perspectiva, nas mais diferentes áreas das Ciências Ambientais, onde são valorizados os conhecimentos tradicionais ou são incentivadas as tecnologias ambientais.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página