Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > “PARFOR INDICA” - II SEMANA DE HISTÓRIA
Início do conteúdo da página

“PARFOR INDICA” - II SEMANA DE HISTÓRIA

Imprimir
Última atualização em Sábado, 29 de Agosto de 2020, 10h55

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi). 

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

  Nesta semana (17 a 21/08), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de História, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro.Boa leitura!

 

Livro: Sambaquis: uma história antes do Brasil: guia didático

 

Autores: Jessica Mendes Cardoso, Renata Estevam da Silva e Bruna Cataneo Zamparetti

Sinopse: A problemática surge da necessidade de divulgação do conhecimento científico de forma que extrapole os ambientes acadêmicos. O jogo Sambaquis: Uma História Antes do Brasil é uma proposta que tem como objetivo a divulgação de uma parte do passado histórico e arqueológico do atual território brasileiro que não é comumente encontrada em mídias digitais: nesse caso, em jogos eletrônicos. Utilizando a interatividade em tempo real, o usuário fica livre para experienciar a vida cotidiana dos sambaquieiros a partir do contato direto com objetos e personagens espalhados pela paisagem. Este é um projeto de inovação com o intuito de educar crianças, adolescentes e adultos a respeito da pesquisa arqueológica e do olhar para com o Patrimônio Cultural, promovendo a sensibilização e preservação dos sambaquis existentes na costa brasileira.

 

Livro: Estudos da Ásia: visões multidisciplinares

 

Autores: Deize Crespim Pereira e Neide Hissae Nagae (Organizadores)

Sinopse: Este é o segundo volume da série Estudos da Ásia, publicação eletrônica de acesso aberto que reúne textos de professores, alunos de pós-graduação e de graduação, e pesquisadores ligados ao Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLO/FFLCH/USP). A série tem por objetivo ser mais um veículo de divulgação de pesquisas científicas que versam sobre as culturas orientais, por meio de textos claros e didáticos, acessíveis a qualquer leitor interessado.

 

Livro: Arqueologia hoje: tendências e debates

 

Autores: Vagner Carvalheiro Porto, Emerson Nobre, Silvia Leal e Caroline Fernandes Caromano (Organizadores)

Sinopse: Esta obra tem como princípio a divulgação das pesquisas dos estudantes de arqueologia, tanto do MAE-USP como de outras instituições do Brasil e de outros países. Ainda nesse escopo, esta coletânea também se apresenta como uma oportunidade para o diálogo com professores de outras instituições e especialistas de algumas áreas arqueológicas, o que enriquece, e muito, a formação dos estudantes da pós-graduação e da graduação do MAE-USP. Este trabalho revela o crescimento em importância no cenário nacional das pesquisas arqueológicas nos mais diversos ângulos e abordagens, com seus novos problemas e objetos, buscando contribuir também com a perspectiva de continuidade do trabalho de formação e consolidação da arqueologia no panorama brasileiro, tanto como linha de pesquisa quanto como área de atuação profissional.

 

Livro: Alaiandê Xirê: desafios da cultura religiosa afro-americana no Século XXI

 

Autores: Vagner Gonçalves da Silva, Rosenilton Silva de Oliveira e José Pedro da Silva Neto (Organizadores)

Sinopse: Este livro apresenta um conjunto de reflexões sobre as culturas religiosas africanas e afro-americanas em seus aspectos etnográficos, históricos, artísticos e políticos. Trata-se de entender os modos pelos quais as redes de práticas tradicionais religiosas na África e na Afro-América vêm se estabelecendo em um mundo globalizado e hierarquizado do ponto de vista social e étnico-racial. Para tanto, foram reunidos pesquisadores, intelectuais, acadêmicos e lideranças tradicionais de matriz africana do Brasil e do exterior. Essas reflexões foram organizadas em três partes. A Parte 1 – Orixá: Lá e Cá apresenta as características de um orixá, Lógunède tomado como exemplo, na tradição africana e afro-brasileira e de como suas origens e ressignificações podem contribuir para entendermos as continuidades e rupturas entre as culturas negras na África e na diáspora americana. A Parte 2 – Religião, Políticas e Patrimônios Públicos apresenta reflexões sobre a presença dos valores culturais e religiosos afro-brasileiros dentro e fora dos templos. Os trabalhos que compõem a Parte 3 – Religião, Consumo e Arte visam promover uma reflexão sobre a importância das religiões afro-brasileiras.

 

Livro: AS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: UM CALEIDOSCÓPIO DE REFLEXÕES

 

Autores: Fernanda Lemos

Sinopse: A obra é uma tentativa de brincar com a possibilidade temática que os estudos de religião disponibilizam aos seus curiosos cientistas em formação. Não estabelece um debate rígido, mas, suscita reflexão sobre elementos trans e multidisciplinares na análise de seu objeto em torno dos quais esta área se depara. A obra nos desafia a pensarmos o fenômeno religioso com cautela e êxito e, ainda propicia sua análise por meio de um caleidoscópio de reflexões.

Fim do conteúdo da página