Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Setembro Amarelo | Valorização da vida
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Setembro Amarelo | Valorização da vida

Imprimir
Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h39

 

Desde 2003, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no dia 10 de setembro, mês que engloba a campanha “Setembro Amarelo” em alusão ao combate ao suicídio. O cenário atual fortalece mais ainda a campanha que ganhou uma nova preocupação: o fato de muitas pessoas estarem em isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

São seis meses enfrentando uma pandemia mundial, seis meses que a rotina de muitos contou com modificações e junto a elas o efeito da ansiedade e da depressão se mostram mais frequentes.

A psicóloga Maysa Moreira fala um pouco sobre os efeitos da pandemia em relação aos problemas emocionais: “Nesse contexto, onde fomos forçados ao distanciamento social, por conta da covid-19 e todas as suas implicações, nossas emoções e sentimentos ficaram embaralhados devido ao novo, ao desconhecido e principalmente ao medo que nos foi causado com a doença. Com isso ficou mais evidente a necessidade do cuidado com a nossa saúde mental. Podemos cuidar de nossa saúde mental cultivando bons hábitos com a prática de atividades físicas, cuidando da alimentação, aprendendo novas habilidades, praticando seu hobby que há tempos não pratica. Evite se isolar, use as redes sociais a seu favor, ressignifique o contato. A meditação, técnicas de respiração são uma forma de acalmar a mente que nesse momento anda muito agitada. E cuidado com as notícias e noticiários, excesso de informações nos deixam apreensivos”, afirma.

Dentre as inúmeras campanhas desenvolvidas nas redes sociais, nos deparamos com uma grande quantidade de pessoas oferecendo seus meios de comunicação como espaço para desabafo e acolhimento, uma atitude admirável, mas que merece uma atenção especial, pois quem escuta e ajuda precisa ter em mente que o profissional é quem deve ser consultado nesses momentos. Portanto, o papel principal de quem oferece ajuda é incentivar essa pessoa a procurar um psicólogo.

“É necessário que o paciente entenda a diferença entre conversar com um amigo e de falar com um profissional sobre suas emoções, recorrer a um psicólogo (mesmo que online) pelo menos uma vez na vida é fundamental para nossa saúde mental. A psicoterapia, atividade desenvolvida pelo profissional de psicologia, é definida pela Associação Psiquiátrica Americana como uma maneira de ajudar pessoas com uma ampla variedade de doenças mentais e dificuldades emocionais. A terapia pode ajudar a eliminar ou controlar os sintomas problemáticos, para que uma pessoa possa equilibrar melhor suas emoções e aumentar o bem-estar”, conclui Maysa Moreira.

Participe, divulgue a campanha entre os seus amigos e ajude a salvar vidas!

Saiba mais:

https://www.setembroamarelo.com/

A campanha Setembro Amarelo® salva vidas!  

O Piauí possui uma Rede de Atenção Psicossocial disponível para ajudar a valorizar sua saúde mental.

Entre em contato e informe-se: Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASM).

Fone: 3216-3562
email:

Fim do conteúdo da página