Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Pesquisa sobre o perfil de egressos é destaque em publicação nacional do Parfor

Pesquisa sobre o perfil de egressos é destaque em publicação nacional do Parfor

Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 10h30

O resultado de uma pesquisa com egressos de uma turma de Letras-Português do Parfor/UFPI, na cidade de Parnaíba, foi publicado recentemente em coletânea nacional do PARFOR. O trabalho, em coautoria, foi realizado pelo Prof. João Benvindo, Coordenador do curso de Letras-Português e pela egressa Adriana Rodrigues, uma das alunas da turma de Parnaíba, atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras da UFPI.

A pesquisa teve por objetivo avaliar os discursos dos egressos, verificando o impacto da formação do Parfor em suas vidas pessoais e práticas docentes, bem como, a imagem que constroem de si mesmos, do Parfor e da universidade. Os alunos desta turma realizaram o curso no período de 2014 a 2017 e responderam questionário com cinco perguntas, cujas respostas compuseram o banco de dados para análise.

De acordo com os depoimentos analisados, a experiência de formação do Parfor para os egressos resultou na construção de um ethos (imagem) de autoconfiança e de competência que se materializam na própria escrita, através da organização das ideias, melhor expressividade e uso de pronomes e adjetivos que denotam maior subjetividade e confiança.

O Parfor e a UFPI são apresentados como indutores e condutores desse processo formativo. De acordo com trecho do artigo: “nas respostas analisadas, percebemos, por parte dos professores, reconhecimento e credibilidade dados ao Parfor e à UFPI, através das formas verbais “possibilita”, “prepara”, “assume”, “exerce”. Essas escolhas lexicais expressam que o propósito formativo é desenvolvido com qualidade e compromisso. Demonstram, em seu discurso, através de adjetivações, um ethos de gratidão e valorização do trabalho realizado”

O livro intitulado “Contextos, sujeitos e práticas de formação de professores: os desafios do Parfor” contém 13 capítulos e foi publicado pela editora CRV, de Curitiba-PR. Está disponível para venda no site: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35074-contextos-sujeitos-e-praticas-de-formacao-de-professoresas-bros-desafios-do-parfor