Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI realiza Seminário de Formação Docente e Discente 06 e 07/01
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Parfor/UFPI realiza Seminário de Formação Docente e Discente 06 e 07/01

Imprimir
Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 15h28

 

Aconteceu durante os dias seis e sete de janeiro o Seminário de Formação Docente e Discente do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí - Parfor/UFPI.

O evento intitulado “Ensino Remoto Emergencial (ERE): Orientações para Professores Formadores e Cursistas” teve como objetivo geral fomentar o debate acerca da formação de professores da educação básica, enfatizando os desafios emergentes da pandemia da COVID-19 e as mudanças impostas à prática docente.

E os objetivos específicos foram: Refletir sobre os desafios e as possibilidades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Educação Superior pública em tempos de pandemia; Discutir o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino remoto visando ao estabelecimento de um ambiente favorável para a aprendizagem colaborativa; Conhecer as funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e sua dinâmica institucional; Entender a sistemática de funcionamentos dos cursos do Parfor na UFPI; Planejar as atividades que serão desenvolvidas no período letivo 2020.1.

Realizado nos turnos manhã e tarde, o seminário ocorreu virtualmente e ocorreu em parceria com o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI, cuja programação contemplou oficinas sobre atividades docentes e discentes desenvolvidas na plataforma SIGAA e sobre o Ensino Remoto mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).  

O público-alvo do evento foi formado por cursistas e os professores formadores selecionados através do Edital Nº 46/2020 - PREG, de 11 de dezembro de 2020, contou com participação da Coordenadora geral Profa. Dra. Glória Ferro, os Coordenadores de curso: Profa. Dra. Bartira Araújo (Coordenadora dos cursos de História e Geografia), Prof. Dr. Fabrício Rossi (Coordenador do curso de Educação Física) e Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de pedagogia). Profa. Ma. Isabela Cristina Caldas Castro Barros (Coordenadora local do Parfor em Luzilandia), Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino (Coordenadora local do Parfor em Uruçuí-PI) e Prof. Me. Orleans de Oliveira de Sousa (Coordenador local do Parfor em Currais-PI), a assessora de comunicação Jeissiane Ibiapina, os técnicos de apoio administrativo Roque Neto e Raimunda Aragão e os interpretes Jonathan Sousa de Oliveira, Clévis Lima e Edson Silva.

O seminário foi mediado pelo prof. Dr. João Benvindo de Moura e contou com o apoio da profa. Ma. Janete Diane Nogueira Paranhos.

O evento teve início com a mesa de abertura composta por Profa. Dra. Glória Ferro (Coordenadora Geral do Parfor/UFPI), Lorena Lins Damasceno (Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica – CAPES), Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), e Profa. Ma. Isabela Cristina Caldas Castro Barros (Coordenadora local do Parfor em Luzilandia), Profa. Ma. Rossiana Ribeiro Lino (Coordenadora local do Parfor em Uruçuí-PI) e Prof. Me. Orleans de Oliveira de Sousa (Coordenador local do Parfor em Currais-PI).

 

      

                       

                                     

A Palestra de abertura intitulada Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Educação Superior: Desafios e Possibilidades em Tempos de Pandemia foi ministrada pela Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva (CEAD/UFPI) e enfatizou as particularidades do ensino remoto no contexto pandêmico.

 

Tendo sequência, a primeira oficina “Atividades docentes na plataforma SIGAA (Parte 1)”, ministrada pelo Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos (CEAD/UFPI), mediada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi (Coordenador do curso de Educação Física), abordou as funcionalidades do SIGAA no portal do docente.

                                                      

A segunda oficina “Atividades discentes na plataforma SIGAA”, ministrada pelo Prof. Dr. Vinícius Ponte Machado (DC/CCN/UFPI) e mediada pela Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Pedagogia – Parfor/UFPI), enfatizou as principais funcionalidades do SIGAA no portal do discente.

                                                                                                                                                                         

Na sequência, a terceira oficina “Atividades docentes na plataforma SIGAA (Parte 2)”, ministrada pela Profa. Ma. Nádia Cataryna Nogueira e Silva (NOVAFAPI/CEAD/UFPI) e mediada pela Profa. Dra. Janete Diane Nogeuira Paranhos, abordou as funcionalidades do SIGAA no portal do docente com ênfase nas principais atividades acadêmicas avaliativas.

                                                                                                                                                                    

O segundo dia de evento iniciou com a apresentação do clipe #Tudo isso vai passar, gravado em abril de 2020, através de montagem com imagens dos participantes do grupo Ensaio Vocal e em seguida a oficina “Ensino Remoto mediado por Tecnologias Digitais: Google Meet; Google Classroom; Google Forms”, ministrada pelo Prof. Me. Ricardo de Castro Ribeiro Santos (CTF/UFPI) e mediada pela Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana (Coordenadora do curso de Geografia).

Na sequência foi realizada a segunda oficina do dia e a quinta do evento. “Ensino Remoto mediado por Tecnologias Digitais: OBS Studio, oCam e Celular para gravação de vídeos; Shotcut para edição de vídeos”, também ministrada pelo Prof. Me. Ricardo de Castro Ribeiro Santos (CTF/UFPI), que discutiu o uso das TDICs no ensino remoto visando ao estabelecimento de um ambiente favorável para a aprendizagem colaborativa.

                                                                        

O evento foi concluído na tarde do dia sete com a reunião pedagógica com os professores formadores selecionados através do Edital Nº 46/2020 – PREG, que foi conduzida pelos coordenadores de curso e teve como pauta o planejamento do período letivo 2020.1, com destaque para das atividades acadêmicas que serão apresentadas no Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), que ocorrerá nos dias e 15 e 16 de abril de 2021, juntamente com o evento comemorativo aos dez anos do Parfor na UFPI.

A profa. Glória Ferro ressaltou que a tarefa de formar professores está ainda mais desafiadora em virtude dos impactos da pandemia COVID-19 causada pelo novo coronavírus, que impõem à prática docente nova maneira de conceber a aprendizagem, novas metodologias e recursos de ensino, novas linguagens e novas práticas avaliativas em razão desse momento de crise. Desse modo, solicitou engajamento, mobilização e comprometimento de todos (coordenadores de curso e locais, professores formadores e cursistas) para retomarem as atividades acadêmicas do Parfor/UFPI a partir de 18 de janeiro de 2021, através do ensino remoto, com a qualidade necessária para garantir aprendizagem sólida, significativa, contextualizada e crítica, para todos e todas, indistintamente. “A formação docente de qualidade é uma necessidade imperativa porque há íntima relação entre educação e mudança social e os professores são profissionais essenciais nesse processo”, disse Glória Ferro.

Confira a programação do evento na íntegra:

A palestra e as oficinas estão disponíveis no canal do Parfor/UFPI no YouTube. Confira, se inscreva no canal, comente, deixe o seu like e compartilhe: https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ

Fim do conteúdo da página