Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Ensino Remoto Emergencial do Parfor/UFPI iniciará nesta segunda-feira

Instagram - Parfor

Ensino Remoto Emergencial do Parfor/UFPI iniciará nesta segunda-feira

Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 13h48

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e da Coordenação Geral do Parfor/UFPI, informa que iniciarão nesta segunda-feira (18/01) as aulas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), referente ao período letivo 2020.1.

As atividades acadêmicas dos cursos ofertados pelo Parfor/UFPI ocorrerão na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), desenvolvidas através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com mediação de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), de modo síncrono e assíncrono, nos termos da Resolução Nº 104 de 17 de dezembro de 2020 – CEPEX, que institui o Período Letivo 2020.1, e em conformidade com a carga horária definida no cronograma de oferta de cada curso.

Para tanto, cursistas e professores formadores selecionados no processo seletivo através do EDITAL Nº 46/2020 - PREG, de 11 de dezembro de 2020, participaram do seminário de formação intitulado “Ensino Remoto Emergencial (ERE): Orientações para Professores Formadores e Cursistas”. O evento ocorreu nos dias 6 e 7 do mês corrente, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube, e objetivou refletir sobre os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Superior pública em tempos de pandemia.

Retornam às aulas 158 cursistas matriculados nas turmas que iniciaram no segundo semestre de 2018 (2018.2), distribuídos nos polos de Currais (Educação Física – 38), Luzilândia (Geografia – 19; História – 34; Pedagogia – 48) e Uruçuí (Educação Física - 19).

Na terça-feira (12), foi realizada mais uma reunião para adoção das últimas medidas para a retomada das atividades acadêmicas. A coordenadora geral do Parfor/UFPI ratificou o engajamento necessário de toda equipe do Parfor/UFPI e das secretarias municipais de educação ante os desafios emergentes da pandemia da COVID-19 que impõem a reinvenção da prática docente e o planejamento de novas trilhas de aprendizagens nesse momento de crise.

Foi solicitada a colaboração das secretarias de educação dos municípios de Currais, Luzilândia e Uruçuí, especialmente no tocante à disponibilização de internet wifi das escolas da rede municipal para os cursistas que necessitarem desse apoio, de modo a garantir o pleno acompanhamento das aulas e demais atividades acadêmicas.

“Precisamos aprender a lidar com ambientes de ensino e aprendizagem inteiramente novos para a maioria de nós. O ensino remoto tem as suas singularidades: não se trata simplesmente da transposição de ensino presencial para o ambiente virtual e nem tampouco é educação a distância. Todavia, para nós que fazemos o Parfor na UFPI, o ensino remoto não se difere do presencial no que concerne à garantia de aprendizagem sólida, contextualizada e crítica, para todos os professores e todas as professoras da educação básica, indistintamente. Desse modo, convidamos todos e todas para retomarmos as atividades acadêmicas do Parfor/UFPI a partir de 18 de janeiro de 2021, cientes de que as mudanças só se efetivarão com investimento, engajamento, mobilização e comprometimento de todos os entes parceiros e os profissionais envolvidos no Programa. Com o empenho de todos e de todas sairemos melhores e mais fortes! Façamos um excelente semestre letivo!”,  disse Glória Ferro.

Confira:

A Resolução Nº 104/2020 – CEPEX e o Calendário Acadêmico 2020.1

Os Cronogramas de oferta de cada curso

Os Cadernos de Apoio Pedagógico, Planos de Ensino e Cronogramas de Desenvolvimento de Disciplina

Mantenha-se atualizado (a), acessando diariamente:

O site do Parfor/UFPI: https://ufpi.br/parfor

O site do SIMPARFOR: https://simparfor.ufpi.br/

O canal do Parfor/UFPI no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCegi6q1aScg7wxPeFVe_DhQ

As redes sociais do Parfor/UFPI:

Instagram: @parfor.ufpi

Facebook: Parfor/Ufpi