Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor Indica: I Semana - Coordenação Local – Rossiana Ribeiro

Parfor Indica: I Semana - Coordenação Local – Rossiana Ribeiro

Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 08h49

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (08 a 12/02), contamos com a indicação de cinco livros indicados pela coordenadora local, Rossiana Ribeiro Lino Formação: Agrônoma, Bióloga, Mestra em Solos e Nutrição de Planta.

Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

Matéria orgânica do solo

Autores: LEITE, L. F. C.

Sinopse: Compartimentos da matéria orgânica do solo; Fatores que regulam a dinâmica de matéria orgânica no solo; A modifica¢ão do ambiente solo; Manipulacão da quantidade e qualidade dos aportes orgânicos; Manipulacão da fauna do solo (agentes de decomposicão) via preparo, cobertura morta ou uso de pesticidas; Modelagem da dinâmica da matéria orgânica do solo.

Nutrição de plantas

Autores: Renato de Mello Prado

Sinopse: Nos cursos da área de Ciências Agrárias, como Engenharia Agronômica, Zootecnia e Engenharia Florestal, o tema “nutrição de plantas” exerce um papel fundamental no conhecimento das funções dos nutrientes na vida das plantas e, consequentemente, na produção agrícola, na qualidade dos produtos colhidos e na relação com o ambiente. Em seu estudo, Renato de Mello Prado abrange, de forma didática, várias facetas do assunto, desde os primórdios até os dias atuais, incluindo bibliografia atualizada e relatos da experiência do autor. Avalia ainda, de forma objetiva, as perspectivas da Nutrição de Plantas para a produtividade agrícola de forma sustentável, considerando o ambiente como integrante do processo. Este livro surge, portanto, como uma importante publicação para alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados no assunto. E contribui para o aprimoramento da cultura agrícola, buscando superar seus desafios e com vistas a um futuro mais coerente para o setor.

Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais.

Autores: PRADO, R. B. TURETTA, A. P. D. ANDRADE, A. G. de

Sinopse: Neste livro serão apresentadas as principais considerações abordadas durante a XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água - RBMCSA. O presente volume inclui quase todas as palestras apresentadas durante o evento com o diferencial de que a maioria dos capítulos foi atualizada pelos autores, além de terem sido incluídos capítulos inéditos sobre os grandes temas. Desde sua origem, há mais de 25 anos, as diferentes edições da Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água foram marcadas pela busca de soluções alternativas e mobilização da sociedade para o desenvolvimento de sistemas agrícolas conservacionistas.

Seja foda!

Autores: Caio Carneiro

Sinopse: Aposto que você quer, no final da sua vida, olhar para trás, bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade, e dizer: minha vida foi FODA. Mas calma, encontrar este livro é só o começo. Agora, você precisa levá-lo com você. Com ele, você vai aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis. Ele vai provocar e inspirar você não só a ter o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos. Vamos juntos?

Os Miseráveis - Série Clássicos Universais

Autores: Walcyr Carrasco

Sinopse: Após cumprir pena de trabalhos forçados por quase vinte anos, Jean Valjean é posto em liberdade. Seu coração está cheio de ódio e rancor. Sem ser aceito em nenhum lugar, encontra abrigo na casa do bispo, que lhe oferece comida e pouso. Mas a amargura e a revolta que traz no coração fazem com que Jean Valjean não reconheça a generosidade recebida.
A partir desse acontecimento, Jean Valjean vai descobrir uma fé que julgava morta dentro dele, e qualidades que também desconhecia haver em si próprio.