Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenadora Geral do Parfor/UFPI participou do 1º Encontro Nacional dos Programas UAB e Parfor e do V Seminário Parfor/IFMA

Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 16h01

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou o 1º Encontro Nacional dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O encontro foi realizado em três etapas: a instituição gaúcha sediou a primeira etapa, em 25 e 26 de novembro, entre 29/11 e 01/12 ocorreu a etapa virtual com mesas técnicas, e a CAPES, sediou a segunda etapa, nos dias 2 e 3 de dezembro.

O evento foi direcionado às instituições de ensino participantes do Sistema UAB e do Parfor, bem como às coordenações dos polos UAB e secretarias municipais e estaduais de educação. A programação contemplou discussão sobre os novos editais, troca de experiências e informações sobre a realização das ações dos dois programas em todo o País.

A Coordenadora Geral do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Glória Ferro participou do evento no dia 02 de dezembro e proferiu a palestra intitulada "Ressignificação da Prática Docente por meio do Parfor".

Na noite do mesmo dia, a Coordenadora Geral do Parfor/UFPI realizou a conferência de abertura do V Seminário do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que teve como título “O Parfor no contexto da pandemia da Covid-19: reflexos na formação docente”.

A programação do seminário se estendeu de 02 a 04/12 e teve como objetivo a socialização de estudos, pesquisas e experiências desenvolvidas no âmbito da formação docente e na prática educativa dos sujeitos que compõem o Parfor/IFMA, com destaque para as desenvolvidas no contexto pandêmico.

“Foram dias intensos, mas de muito aprendizado e, sobretudo, de renovação de esperança em face da oficialização dos novos editais dos programas UAB e Parfor”, disse Glória Ferro.

Confira a programação dos eventos na íntegra:

1º Encontro Nacional dos programas UAB e Parfor

V Seminário do Parfor/IFMA