Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > IV Seminário de Formação Docente e Discente do Parfor/UFPI
Início do conteúdo da página

IV Seminário de Formação Docente e Discente do Parfor/UFPI

Imprimir
Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 07h36

 

Na última quinta-feira, 19 de maio, foi realizado, nos turnos manhã e tarde, o IV Seminário de Formação Docente e Discente do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí (Parfor/UFPI).

O Seminário de Formação do Parfor/UFPI trouxe em sua quarta edição o direcionamento, para além das especificidades do processo híbrido de ensino e aprendizagem, a importância da atenção à saúde mental e do acolhimento socioemocional na retomada das aulas presenciais. O evento foi realizado de forma virtual, através do canal do Parfor/UFPI no YouTube e da plataforma Google Meet.

 

 

A Cerimônia de abertura contou com a participação do Prof. Viriato Campelo, Vice-Reitor da UFPI (representando o Magnífico Reitor Gildásio Guedes Fernandes); Profa. Maria da Glória Duarte Ferro (Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI), Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), Prof. Me. Maycon Silva Santos (Coordenador de Seleção e Programas Especiais), Profa. Dra. Maraisa Lopes (Coordenadora do curso de Pedagogia), Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana (Coordenadora dos cursos de História e Geografia), Prof. João Benvindo de Moura (Coordenador da Comissão de Produção Científica do Parfor/UFPI), como mediador do seminário, os interpretes Jonathan Sousa de Oliveira e Clevisvaldo Pinheiro Lima.

O público-alvo do evento foi formado por cursistas e os professores formadores selecionados através do Edital Nº 15/2022, de 26 de abril de 2022 e contou com a participação dos Coordenadores de curso (Profa. Bartira Araújo da Silva Viana - Coordenadora dos cursos de História e Geografia, Prof. Fabrício Eduardo Rossi Rossi  - Coordenador do curso de Educação Física e Profa. Maraisa Lopes - Coordenadora do curso de Pedagogia) e dos Coordenadores Locais (Profa. Isabela Cristina Caldas Castro Barros – Luzilândia, Profa. Rossiana Ribeiro Lino – Uruçuí e o Prof. Cícero Pereira Barros Júnior – Currais), a assessora de comunicação Jeissiane Fortes Ibiapina e as técnicas de apoio administrativo Raimunda Nonata Aragão e Larissa Adriely Ribeiro da Silva.

 

 

O evento contou com a palestra de abertura intitulada: “O Ensino híbrido como caminho para o retorno às aulas presenciais no Parfor/UFPI”, ministrada pela Profa. Ma. Nádia Cataryna Nogueira e Silva (CEAD/UFPI) e mediada pela Profa. Dra. Luciana Nobre de Abreu Ferreira (CCN/Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza/UFPI).

 

 

Na sequência, ocorreu a segunda palestra intitulada: O Caminho de volta". Pensando a saúde mental no contexto do Parfor/UFPI”, ministrada pela Profa. Dra. Filadélfia de Carvalho Sena (CCE/DEFE/UFPI) e mediada pela Profa. Ma. Amparo Maria da Silva (Vice-Presidente da Comissão de Tanatologia do CRP 21).

No turno da tarde, foi realizada a reunião pedagógica com os professores formadores selecionados através do Edital Nº 15/2022 – PREG, que foi conduzida pelos coordenadores de curso e teve como pauta o planejamento do período letivo 2022.1, com destaque para as atividades acadêmicas que serão apresentadas no Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR).

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, destacou a grande satisfação com o sucesso de mais uma edição do seminário, com base no feedback positivo recebido de participantes em relação às duas temáticas abordadas, mormente, no tocante à importância da atenção à saúde mental e do acolhimento socioemocional na retomada das aulas presenciais.

As palestras estão disponíveis no canal do Parfor/UFPI no YouTube. Para mais informação, entre em contato com a coordenação institucional do Parfor por meio do e-mail  ou pelo telefone (86) 32371955.

Confira a programação.

Fim do conteúdo da página