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Parfor Indica: V Semana de História

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Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 09h01

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram do Parfor (@parfor.ufpi).

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação! Sua sugestão será muito bem vinda!

Nesta semana (22 a 26/09), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de História, indicados pela coordenadora do curso, Bartira Araújo da Silva Viana. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

Povos indígenas e a jurisdição brasileira

Autores: Júlio César Suzuki, Rita de Cássia Marques Lima de Castro e Júlio da Silveira Moreira.

Sinopse: Neste e-book, Povos Indígenas e Jurisprudência Internacional, os trabalhos dos pesquisadores, reunidos em sete capítulos, trazem a discussão sobre como tem ocorrido o tratamento dos direitos dos povos indígenas considerando-se a jurisprudência internacional. A leitura das contribuições teóricas e metodológicas apresentadas no e-book Povos Indígenas e a Jurisdição Internacional trará momentos de reflexão e compreensão acerca de questões importantes que envolvem as distintas perspectivas entre os olhares dos povos originários e a interpretação das leis, com sua aplicação, sob a ótica internacional, ampliando as possibilidades de se produzir debates alvissareiros, em termos de pluralismo, entre a academia e a sociedade.

 

Experiência e formação no mundo antigo

Autores: Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Rogério de Almeida.

Sinopse: Este livro nasceu inspirado por discussões realizadas durante a pandemia, remotamente, tendo como tema a Experiência e Formação no Mundo Antigo. Um tema aparentemente tão distante das demandas imediatas, ainda mais urgentes pelo momento do risco de contaminação, de adoecimento, de morte - mas que foi, na verdade, uma janela aberta e uma lufada de ar no isolamento forçado ao qual o mundo foi submetido. Os organizadores argumentam que olhar para o pensamento antigo pode ser uma excelente maneira de olhar para o presente e, não poucas vezes, mesmo para o futuro. Olhar para os antigos concede a proporção de tudo o que ainda é preciso compreender - o campo vasto da ignorância e a limitação de instrumentos tidos como bastante acurados. Ressalta-se a lição de modéstia adquirida na convivência com os textos antigos, que talvez se constitua na melhor contribuição dessa experiência.

 

América do Sul: geopolítica, arranjos regionais e relações internacionais

Autores: Wanderley Messias da Costa e Tatiana de Souza Leite Garcia.

Sinopse: Este livro oferece ao leitor uma visão abrangente e atualizada sobre a América do Sul contemporânea, a partir das perspectivas da Geografia Política e Regional, Geopolítica, Relações Internacionais, e Segurança e Defesa. Tais são os casos das transformações políticas, econômicas e geopolíticas que impactaram as trajetórias internas dos países, sua projeção internacional e os arranjos regionais em curso neste primeiro quartel do século XXI. Além disso, são abordados, sob diversas perspectivas analíticas e escalas, os impactos dos processos de integração sul-americana (multilaterais e bilaterais) das últimas décadas nas regiões fronteiriças e nos territórios nacionais, bem como sua expressão política, social, cultural, ambiental e econômica nos espaços e comunidades sub-regionais e locais. Aqui estão reunidos dezesseis textos-capítulos, escritos em português e em espanhol e elaborados por docentes e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo e ao Laboratório de Geografia Política (GEOPO) dessa instituição, além de universidades brasileiras e da Argentina, Chile, Espanha e Guiana Francesa.

 

História da educação: formação docente e a relação teoria-prática

Autores: Ariadne Lopes Ecar e Surya Aaronovich Pombo de Barros.

Sinopse: O objetivo da obra é contribuir com reflexões acerca do lugar da História da Educação na formação docente em nível superior, modalidade que forma quadros para a atuação na educação Básica. Em meio a diferentes posicionamentos e convicções sobre como será a escola no pós-pandemia, pontos de vista acerca da formação de profissionais da educação estão sendo disputados, principalmente, entre sujeitos interessados na educação como mercadoria, que visa gerar lucro, e por aqueles/as que defendem a educação formativa. O livro está organizado em blocos de textos que podem facilitar o aprofundamento em determinadas questões e, ao mesmo tempo, serem lidos de maneira independente. Embasados em pesquisas solidificadas, com debates teóricos de vulto e um profundo senso de responsabilidade para com a formação de professores e professoras da educação básica, os textos aqui apresentados são destinados a docentes em formação, já na ativa, docentes universitários - que formam os formadores -, e pesquisadores/as em História da Educação e demais áreas da Educação.

 

A dimensão cultural nos processos de integração entre países da América Latina

Autores: Júlio César Suzuki, Maria Margarida Cintra Nepomuceno e Gilvan Charles Cerqueira de Araújo.

Sinopse: Em continuidade à série “Diálogos Interdisciplinares”, o livro conta com três novas publicações que respondem ao desafio de analisar, dentro do campo cultural, sob diversas perspectivas, a formação de redes colaborativas entre inúmeros atores sociais, intelectuais, literatos, artistas e pensadores que estiveram e/ou ainda permanecem atuando em distintas frentes nos países da América Latina : A dimensão cultural nos processos de integração entre países da América Latina, Intelectuais em Circulação na América Latina: diálogos, intercâmbios, redes de sociabilidade, e Organismos Internacionais nas políticas para a América Latina. Arte e Cultura de resistência às Hegemonias. As presentes coletâneas são resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina (PROLAM/USP) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Nesta, e nas demais publicações da série, são apresentados debates de pesquisadores e pesquisadoras, de universidades do Brasil e América Latina, que visam refletir as experiências desenvolvidas no campo sociocultural a respeito da importância da dimensão cultural nas políticas de cooperação entre os países, na formação de redes de sociabilidade entre intelectuais e demais sujeitos sociais e políticos, que circularam em diferentes momentos históricos na região, contribuindo, assim, para o fortalecimento, reformulação ou redefinição de novos sentidos de integração entre as sociedades latino-americanas.

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