Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI dialoga com municípios da Microrregião do Litoral Piauiense sobre os cursos aprovados para etapa 2023
Início do conteúdo da página

UFPI dialoga com municípios da Microrregião do Litoral Piauiense sobre os cursos aprovados para etapa 2023

Imprimir
Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 20h45

Profa. Dra. Bartira Araújo Viana – Geografia; Profa. Dra. Glória Ferro – Coordenação Institucional; Profa. Dra. Maraisa Lopes – Letras-libras

 

Na manhã dessa segunda-feira (05), a Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professora Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, e as Coordenadoras de curso (Profa. Dra. Maraisa Lopes – Letras-Libras e Profa. Dra. Bartira Araújo Viana – Geografia), reuniram-se juntamente com secretários de educação e dirigentes municipais da Microrregião do Litoral Piauiense para tratar sobre os cursos e vagas aprovados para o Parfor/UFPI na etapa 2023 do edital Capes nº 08/2022 e os prazos para pré-inscrição dos professores na Plataforma CAPES de Educação Básica.

 

Mesa de honra

 

A reunião ocorreu no auditório central da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e compuseram a mesa de honra a Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI; a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Dra. Maraisa Lopes; a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo Viana; a Secretária de Educação de Parnaíba, Maria de Fátima da Silveira Ferreira, que na ocasião também representou o Excelentíssimo Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa); a Superintendente de Ensino Superior (SUPES) da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), professora Maria de Lourdes Lopes; a Secretária de Educação de Bom Princípio, Jacyrema Gouvêa de Oliveira; a Secretária de Educação de Cocal dos Alves, representando os demais municípios; Maria do Rosário de Fatima Vieira da Silva, representando a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE); o professor formador do Parfor, Cleidivan Alves dos Santos, representando a UFDPar; a vice-prefeita de Tutóia-MA, Maria do Carmo Pereira Vieira; o Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, José Natanael Fontenele de Carvalho.

 

Maria de Lourdes Lopes, Superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC)

 

A professora Maria de Lourdes Lopes, Superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), reforçou sua parceria com o programa: “O Parfor é de extrema importância para a rede estadual por conta da grande oferta aqui em Parnaíba, pois estamos ofertando os cursos de Educação Física, História e Pedagogia em 1ª Licenciatura e Geografia em 2ª Licenciatura e isso vem mostrar pra gente que principalmente a 2ª Licenciatura é a formação que a maioria dos nossos professores da rede estadual estão em busca. O programa em si traz grandes oportunidades aos professores porque além de ser presencial e funciona no período em que os professores estão de férias, então o estado tem buscado essa parceria junto com as Instituições de Ensino Superior na divulgação e mobilização para levar essa oportunidade aos nossos professores de todo o estado”.

 

Secretária de Educação de Parnaíba, Maria de Fátima da Silveira

 

A Secretária de Educação de Parnaíba, Maria de Fátima da Silveira Ferreira enfatizou a importância da implantação dos cursos do Parfor em Parnaíba: “É com muita alegria que recebemos hoje a equipe do Parfor que vem nos oferecer essa grande oportunidade que só irá trazer benefícios para o nosso município através de mais conhecimento e ensino de qualidade”, afirmou Maria de Fátima.

 

José Natanael Fontenele de Carvalho, vice-reitor da UFDPar

 

José Natanael Fontenele de Carvalho, vice-reitor da UFDPar destaca sua satisfação em receber o programa “O Parfor da Universidade Federal do Piauí é um programa que já participamos durante muito tempo e que teve e continua tendo muita relevância na formação dos professores de toda essa região e a participação dos nossos professores é bem ativa em relação ao programa que se tornou muito especial pra todos nós do campus”, esclarece.

 

Profa. Dra. Glória Ferro – Coordenação Institucional do Parfor/UFPI

 

A professora Glória Ferro falou sobre a importância do momento e ressaltou a importância do regime de colaboração para a continuidade do programa no estado do Piauí. “Precisamos promover uma ampla articulação para garantirmos a continuidade do Parfor na microrregião litoral piauiense e, para tanto, podem contar com o compromisso da UFPI”, disse a coordenadora, convidando todos os participantes a se engajarem nessa luta.

 

 

Participaram da reunião representantes da Rede de Educação Básica de 08 (oito) municípios piauienses: Parnaíba, Cocal dos Alves, Bom Princípio, Esperantina, Caxingó, Cocal, Piripiri, Cajueiro da Praia, além de Tutóia - MA, Magalhães de Almeida – MA, Barroquinha – CE, Chaval – CE.

Os professores em exercício nas redes públicas de educação básica que não possuem licenciatura em sua área de atuação devem cadastrar e/ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br/) até 18 horas do dia 06/01/2023 (Horário Oficial de Brasília). A validação das pré-inscrições será feita pelas Secretarias de Educação no período de 11/01/2023 até 18h do dia 28/02/2023 (Horário Oficial de Brasília).

A proposta da UFPI para implantação de novas turmas no âmbito do Parfor levou em consideração as regras e os requisitos estabelecidos no Edital Nº 8/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes). Estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos de Educação Física, História, Letras – Libras, Letras Português, Pedagogia (1ª Licenciatura) e Geografia (2ª Licenciatura), distribuídas nos municípios de Floriano, Luzilândia, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí.

 

 

Confira: 

Edital Nº 8/2022

Lista de cursos e vagas do Parfor/UFPI 2023 

Alteração do cronograma do Edital Nº 8/2022.

Para obter mais informações: 

 - dúvidas gerais e gestão técnica do Programa 

 - cadastro de currículo e acesso ao sistema 

 - atendimento aos secretários de educação e solicitações de perfil de secretaria.

 

Veja mais fotos da reunião

 

Fim do conteúdo da página