Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Coordenação do Parfor/UFPI realiza visita ao Polo de Miguel Alves

Instagram - Parfor

Coordenação do Parfor/UFPI realiza visita ao Polo de Miguel Alves

Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 10h21

Com o objetivo de acompanhar as atividades acadêmicas relativas ao período letivo 2022.2, a Coordenação Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou nessa sexta-feira (27) visita ao Polo de Miguel Alves.

0420B8BB 6810 4AC9 95AE 82F596704927

O Polo, que está  sediado na Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde, atualmente oferece sete turmas, sendo uma turma dos cursos de Pedagogia, História, Geografia, Letras-Libra e Educação Física e duas turmas do curso de Letras-Português.

Participaram da visita a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo; a Coordenadora do Curso de Letras – Libras, Profa. Dra. Maraisa Lopes; o Coordenador do Curso de Letras Português, Prof. Dr. João Benvindo de Moura; a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; o Coordenador do Curso de História, Prof. Dr. Francisco Vilanova; e o Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Dr. João Gustavo Claudino, além do apoio administrativo educacional, Roque Neto, e da assessora de comunicação, Alyne Ramos.

Este é o primeiro semestre do Programa no município e a visita teve como objetivo, segundo a professora Glória Ferro,“além de discutir questões administrativas e de acompanhamento das atividades acadêmicas, proporcionar uma aproximação ainda maior entre a Coordenação Institucional do Parfor/UFPI e o novo Polo. Estamos muito satisfeitos com o engajamento e o trabalho desenvolvido por todos que fazem parte do Programa em Miguel Alves”, destacou.

72D2A488 EEBD 442D 932A 2EACF2468522

Professora Glória Ferro e a professora Ana Campelo durante visita ao Polo

Para a Coordenadora Local no Polo, Profa. Ana Campelo, a visita da Coordenação do Programa é essencial nesse primeiro momento. “Esse contato traz segurança ao aluno, aos professores e também ao coordenador local. Na visita tratamos mais sobre questões burocráticas, andamento do Programa e também organizamos as próximas metas”.

Destinado aos professores que estão no exercício da docência na rede pública de educação básica, o Parfor tem a prática pedagógica do professor cursista como ponto de partida e de chegada da formação. Dessa forma, a Secretária Municipal de Educação de Miguel Alves, Hosana dos Santos Tavares, que é egressa do Parfor/UFPI, com formação em História pela UFPI, avalia a importância de ter em sala de aula um profissional qualificado. “É isso que o Parfor faz com os nossos profissionais de educação, ele os qualifica. Quando chegamos em uma escola que possui todos os profissionais qualificados, percebemos a diferença que é. Por isso a importância do Programa e a nossa luta para trazermos o Polo da Universidade para o município, pois acreditamos muito no ensino da UFPI e percebemos que a Instituição tem uma preocupação muito grande em qualificar e qualificar bem”.

A7CF8178 0F20 4EC4 8F65 79DACE3E6831

Secretária Municipal de Educação de Miguel Alves, Hosana Tavares

De acordo com o Prof. João Gustavo Claudino, Coordenador do curso de Educação Física, nessa visita inicial ao Polo foi possível perceber o engajamento dos alunos. “Eles estão encarando essa oportunidade que estão tendo como uma perspectiva de mudança de vida. Muitos deles são os primeiros da família a terem um curso superior. Além disso, já trabalham no ambiente escolar, mas sem a remuneração devida de quem tem uma formação superior. Então, a gente percebe a garra que todos estão tendo, tanto que há uma lista de espera de mais de 100 pessoas interessadas e até o momento não houve desistências”, afirmou.

Para Graciele Cardoso, aluna do curso de Letras-Libras, a experiência da primeira graduação está sendo incrível. “Cada disciplina é um aprendizado. Já penso em fazer outros cursos após concluir essa graduação”, ressalta, afirmando que estava afastada do mercado de trabalho desde 2010, e que por meio do Parfor está tendo a oportunidade de se especializar ainda mais para atuar na educação básica.

86403FB0 ACE5 4419 9720 0F0782AC1D8E

Graciele Cardoso, aluna do curso de Letras-Libras

A visita contemplou ainda uma roda de conversa sobre Educação e as relações étnico-raciais no município de Miguel Alves, como os alunos do curso de Pedagogia na Câmara Municipal de Miguel Alves, prestigiada pela Coordenadora do curso, Profa. Marta Queiro; e uma roda de conversa no Centro de Cultura Viva Vida, sobre cultura popular e apresentações culturais da Tenda Santa Bárbara e do repentista Baltasar Maurício, conduzidas pelos professores formadores e cursistas das turmas de Letras-Português e História, prestigiadas pelos Coordenadores dos Cursos (João Benvindo de Moura e Francisco Gomes Vilanova, respectivamente) e por toda a caravana do Parfor/UFPI.

B45636F3 24ED 4CBB 9CDA EA2821F9ACAFAlunos de Pedagogia com a Coordenadora do curso, Profa. Marta Queiroz, após roda de conversa

F5F906D2 7B85 4A21 9C4E AC90A15851AB

Roda de conversa no Ponto Cultural Viva Vida

Para conferir a roda de conversa, acesse: https://instagram.com/pontodeculturavivavida?igshid=YmMyMTA2M2Y=