Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Turma de Pedagogia do Polo do Parfor/UFPI de Pedro II visita comunidade indígena Tabajara
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

Turma de Pedagogia do Polo do Parfor/UFPI de Pedro II visita comunidade indígena Tabajara

Imprimir
Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 08h43

WhatsApp Image 2023 03 16 at 09.21.42

No último sábado (11), a turma de Pedagogia do Polo do Parfor/UFPI, do município de Pedro II, visitou uma aldeia indígena na comunidade de Nazaré. O objetivo da visita foi conhecer de perto a cultura indígena do povo Tabajara.                   

Segundo a Profa. Elândia Peres, que ministra a disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação, houve uma visita guiada e os cursistas puderam conhecer diversos pontos importantes e de valorização da cultura indígena. “Foram momentos valiosos e de grande aprendizagem, sobretudo, de conhecimento e valorização da sociedade pluricultural”, destaca.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 09.21.42 1

A programação da aula de campo contou com visita ao Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara Tapuio Itamaraty (história e amostra de peças); à oca (história do povo Tabajara e momento para solucionar dúvidas e curiosidades); à sede do novo Museu Indígena; ao Morrão (lugar de memória para os indígenas); exposição de artesanatos; pintura corporal; e ritual do Toré.

Para a cursista Mireli Araújo, o dia foi de grande aprendizado para todos. “Visitamos museus, locais históricos, a oca, local sagrado para os indígenas, e com muita alegria dançamos o Toré. Tivemos uma conversa com todos, que nos permitiu tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre sua história e cultura. Vimos de perto peças produzidas por eles, também tivemos demonstração de pinturas na pele feitas com tinta de jenipapo e carvão. Enfim, foi uma linda e rica experiência”, enfatizou.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 09.21.41

Na disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação os cursistas são apresentados a diferentes abordagens do conceito de cultura no pensamento antropológico, com foco nos temas que relacionam antropologia e educação, com o intuito de debater o papel da diversidade cultural na prática pedagógica, criando uma reflexão sobre o multiculturalismo, pluralidade cultural, igualdade, diferença e educação em uma perspectiva antropológica.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 09.21.40

O Coordenador do Polo de Pedro II, Prof. Daniel Castro, avalia a importância da realização da atividade para a formação dos cursistas. “A turma de Pedagogia do Polo de Pedro II teve a honra de aliar teoria e prática em uma aula tão rica. Na ocasião, a turma conheceu a cultura da tribo Tabajara, com visita ao Museu Indígena localizado na comunidade de Nazaré, município de Lagoa de São Francisco. Foi uma aula bastante produtiva e enriquecedora para todos”.

A professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, destaca que a atividade planejada e desenvolvida no âmbito da disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação tem potencial para articular teoria e prática e, no caso em foco, versando sobre uma temática emergencial, ante a necessidade do reconhecimento e respeito pela história e cultura dos povos indígenas e suas contribuições para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Confira mais fotos do evento aqui.

Fim do conteúdo da página