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Parfor/UFPI finaliza programação do Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do período letivo 2023.1 no Polo de Teresina

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Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 11h43

WhatsApp Image 2023 07 10 at 12.26.00Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do período letivo 2023.1 no Polo de Teresina

Após percorrer quatro municípios para concretizar a implantação das 07 novas turmas da etapa 2023.1: Castelo do Piauí e Currais – Geografia; Floriano - Educação Física; Luzilândia - Educação Física; Letras Português e Pedagogia; Teresina - Letras-Libras, o Parfor/UFPI realizou nesta segunda-feira, dia 10 de julho, o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do período letivo 2023.1, no Polo de Teresina, que ofertará o curso de Letras-Libras.

WhatsApp Image 2023 07 10 at 09.31.54Evento foi realizado no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI)

O seminário ocorreu no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI). Na ocasião, cumprimentando os presentes em nome do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Ana Beatriz Gomes e do Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Prof. Maycon Silva Santos, a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro, deu as boas-vindas aos novos cursistas e falou sobre a especificidade do Programa, destacando a importância do curso de Letras-Libras para a construção de uma educação mais justa e inclusiva. “A perspectiva que norteia o Parfor é a inclusão. Quando pensamos na possibilidade de formar o professor de Libras, nós estamos pensando de fato em olhar para o aluno com surdez ou alguma limitação auditiva e incluí-lo no processo de ensino e aprendizagem. Nós visamos, especialmente com este curso, uma sociedade mais inclusiva, justa e com igualdade social. Obrigada por vocês terem escolhido o Parfor/UFPI para dar continuidade à formação de vocês”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 07 10 at 12.26.00 1Professoras Ádila Marques, Glória Ferro, Isadora Almeida, Artenilde Soares e Maraisa Lopes

A Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, mencionou a satisfação pela implantação da turma em Teresina, visto que há uma demanda muito grande e que a oferta contempla professores não só da cidade, mas de vários municípios da região. “Estamos aqui para contribuir com a formação de vocês, ajudando-os na construção de uma prática docente diferente, buscando fazer algo interdisciplinar, proporcionando as condições teórico-prático-reflexivas para que o professor de Libras compreenda sua práxis, buscando reconstrui-la continuamente, visando à melhoria da qualidade da educação e do ensino”, destacou.

WhatsApp Image 2023 07 11 at 10.19.02Cursistas recebem explicações sobre o curso

Para a Profa. Artenilde Soares (UFPI/CCE/DA/RODA GRIÔ), que juntamente com a Profa. Isadora Wanderley Almeida, psicóloga e licencianda em Letras-Libras (UFPI), mediou a Roda de Diálogo l: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas, “falar sobre questões étnico-raciais para professores de Libras, que é uma língua, uma forma de comunicação, foi um desafio. Como nós não temos o curso de Libras no nosso aprender como professores e como pessoas, então há uma dificuldade em como fazer essa ponte e também falar de negritude, que como a gente vem dizendo ultimamente, é também um letramento, um lugar de aprender. Foi um desafio muito interessante, enriquecedor e necessário para podermos nos dar conta dessas interseccionalidades, pois existe essa pessoa que é preta, surda, homoafetiva, que carrega uma sobrecarga muito grande e quem vai estar diante dessa pessoa precisa estar muito atento a isso”, explicou.

WhatsApp Image 2023 07 10 at 11.02.05Roda de Diálogo l: Educação para as relações étnico-raciais: desafios e perspectivas

Falando sobre “A interseccionalidade etnia-surdez”, a Profa. Isadora Almeida reiterou a importância de entendermos que nem todo surdo é igual. “Em 1989, Kimberlé Crenshaw trouxe o conceito de interseccionalidade ao perceber que, em determinadas situações, há uma intersecção entre diferentes identidades sociais. É a interação entre dois ou mais fatores sociais que “definem” uma pessoa. Dessa forma, nós precisamos despertar o senso de futuro, influenciando positivamente na construção da identidade, para que essa pessoas possam assumir o seu protagonismo e, consequentemente, fortalecer a cultura negra e/ou surda indígena”, disse.

A programação do evento contou também com a realização da Oficina: Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - Portal do Discente, ministrada pela Profa. Maraisa Lopes, sob coordenação da Profa. Isadora Almeida e do Seminário de Introdução ao Curso: O projeto formativo do curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI, ministrado pelas professoras Maraisa Lopes e Isadora Almeida, coordenado pela Profa. Ádila Marques.

WhatsApp Image 2023 07 10 at 14.15.04 1Oficina: Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - Portal do Discente

A cursista Rosenilde do Vale Carneiro, que já atua como intérprete de Libras em Teresina e como professora em uma escola municipal de Timon (MA), afirma que buscou o curso de Letras-Libras do Parfor/UFPI para qualificar a sua formação. “A UFPI é uma referência no nosso estado em relação à área e ao curso. Apesar de ser realizado em período especial, sabemos que não será fácil, estou muito feliz e pronta para dar o meu melhor, aproveitando ao máximo essa oportunidade”.

WhatsApp Image 2023 07 11 at 09.58.11Cursista Rosenilde do Vale Carneiro

O Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI teve como objetivos refletir sobre a educação para as relações étnico-raciais como processo educativo que valoriza a diversidade, contribuindo para construção de uma sociedade justa e equânime; conhecer a especificidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a logística de funcionamento do Programa na UFPI; contextualizar o projeto formativo do Parfor na UFPI, destacando a organização de tempos e espaços formativos; entender a estrutura e organização curricular dos cursos ofertados através do Parfor na UFPI e o campo de trabalho e atuação dos cursistas em conformidade com a área do curso; e compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia na utilização do portal do discente.

WhatsApp Image 2023 07 10 at 14.15.04Seminário ocorreu durante todo o dia

Durante o evento houve, ainda, entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do Programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta) e a programação foi finalizada com comunicações e informes.

Confira a programação completa aqui.

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