Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Julho Amarelo: Departamento de Enfermagem realizará ação com testes rápidos contra hepatites e sífilis nesta quinta-feira (20)

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 08h53

Nesta quinta-feira, dia 20 de julho, o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Teresina, realizará, a partir das 9h, ação com testes rápidos contra hepatites e sífilis. A atividade faz parte da programação do “Julho Amarelo”, mês dedicado ao combate às hepatites virais. Durante a campanha, que vai ocorrer no Espaço Rosa dos Ventos, serão realizadas também orientações sobre as doenças. A iniciativa é aberta não só para a participação da comunidade acadêmica, mas também da comunidade externa.

A realização conta com a participação dos discentes que formam o projeto de extensão “Entre Elas”, que tem o propósito de levar educação em saúde em diferentes áreas. Também participam os alunos da disciplina Enfermagem das Doenças Infecciosas e Parasitárias, ministrada pela profa. Telma Evangelista. O objetivo principal é a realização da busca ativa, por meio dos testes, assim como levar orientações à população.

Para a coordenadora do Projeto de extensão Entre Elas, Profa. Lívia Carvalho Pereira, essa é uma oportunidade de divulgar informações sobre doenças que costumam se manifestar de forma silenciosa. “Muitas vezes essas doenças surgem de forma silenciosa e quando são descobertas, já estão mais agravadas. Também vamos reforçar que existem formas de prevenir essas enfermidades por meio de imunização, com as vacinas. Então o mês de julho é um momento muito oportuno para essa discussão”, explicou.