Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Visita da Coordenação Institucional do Parfor/UFPI para acompanhamento das atividades acadêmicas no Polo de Batalha

Instagram - Parfor

Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 11h28

Nessa terça-feira (25), a Coordenação Institucional do Parfor/UFPI esteve no Polo de Batalha para acompanhamento das atividades acadêmicas relativas ao período letivo 2023.1. O município possui cinco turmas do Programa, nos cursos de Educação Física, Geografia, Letras-Libras, Letras Português e Pedagogia.

WhatsApp Image 2023 07 26 at 11.26.36

Coordenação Institucioal, local e cursistas de Educação Física

Participaram da visita a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador Adjunto, Prof. Ednardo do Monti; o Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. João Claudino; a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; a Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; e a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos.

WhatsApp Image 2023 07 25 at 09.46.16

Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, Profa. Glória Ferro e Prof. Ednardo do Monti

Segundo a Profa. Glória Ferro, as visitas aos Polos são fundamentais para o pleno funcionamento do Programa. “Nas visitas nós podemos acompanhar bem de perto o andamento das atividades acadêmicas para garantir que a formação que os professores da educação básica estão recebendo seja de máxima qualidade. Além disso, fortalecemos a parceria com a Prefeitura, por meio do contato mais direto com a Secretaria Municipal de Educação, e alinhamos as ações com a coordenação local, no sentido de garantir o apoio logístico aos professores formadores e cursistas”, afirmou.

Para o Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, é sempre uma satisfação receber a Coordenação Institucional do Programa. “Com essas visitas nós conseguimos tirar dúvidas, identificar o que está dando certo e o que é preciso melhorar, para mantermos a máxima qualidade dos cursos ofertados. Atualmente, o Polo possui cinco turmas do Programa e como Coordenador local tenho sempre essa preocupação de que os cursos aconteçam de forma plena e mantendo o padrão UFPI”.

WhatsApp Image 2023 07 25 at 09.46.12

Coordenação conversa com os cursistas

Professor do município de Batalha há 22 anos, o cursista de Geografia Obedio Barbosa, avaliou a importância do Parfor/UFPI para a sua qualificação docente. “Embora eu já tenha uma vasta experiência como professor, nunca é tarde para ir em busca de novos conhecimentos. Estou em uma segunda licenciatura e só tenho a agradecer ao Parfor/UFPI por essa oportunidade. Nós, como professores, devemos estar sempre em busca do conhecimento, a nossa formação deve ser contínua”, destacou.

WhatsApp Image 2023 07 26 at 10.51.20

Obedio Barbosa, cursista de Geografia

Em sua primeira visita como Coordenador Adjunto, o Prof. Ednardo do Monti destacou que essa interação é essencial para alinhar os interesses e conhecer de perto a realidade local. “Essa viagem foi uma oportunidade única de me aprofundar no funcionamento do Parfor/UFPI, compreender sua relevância para a educação no Estado e assimilar a realidade dos professores formadores e dos alunos matriculados (professores em formação). Além disso, pude perceber as necessidades dos docentes envolvidos e os desafios enfrentados pelos gestores que conduzem esse trabalho tão importante. Acredito que esse tipo de viagem seja uma etapa fundamental para a minha formação contínua, pois me permite enxergar de forma mais ampla e holística o impacto do Parfor/UFPI no contexto educacional do Piauí. É uma experiência que nos faz sentir como verdadeiros exploradores, desvendando um universo de conhecimento e oportunidades”.

WhatsApp Image 2023 07 26 at 11.07.55 copy

Profa. Glória Ferro, Prof. Ednardo do Monti e cursista de Letras Português

Segundo a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, as visitas permitem discutir de forma direta pontos importantes como cronograma das aulas e calendário 2023.1, período intensivo e período complementar, SIMPARFOR, informações sobre o SIGAA, atividades complementares, dentre outros. “São questões fundamentais e que ainda geram muitas dúvidas nos cursistas. Durante as visitas faço questão de discutir esses pontos para esclarecer todos os questionamentos. Isso facilita o entendimento e garante uma maior aproximação com os professores em formação”, disse.

WhatsApp Image 2023 07 25 at 09.46.03

Profa. Glória Ferro, Prof. Ednardo do Monti e Profa. Bartira Viana com a turma de Geografia

Na ocasião, o Secretário de Educação de Batalha, Luiz Segundo, reiterou que o município está sempre à disposição para contribuir em tudo que for preciso para o pleno funcionamento do Polo. “Estamos hoje recebendo esses grandes parceiros da UFPI, dando continuidade às atividades do nosso Polo de Batalha. Claro que ainda existem algumas dificuldades, mas nós estamos trabalhando, junto ao nosso prefeito, no sentido de solucioná-las. Já garantimos hospedagem aos professores formadores e estamos em busca de garantir também a alimentação. Espero que após a finalização das atuais turmas, a gente consiga renovar a nossa parceria, levando formação qualificada aos professores do nosso município”.

WhatsApp Image 2023 07 25 at 12.02.21

Secretário de Educação Luiz Segundo, Profa. Glória Ferro e Prof. Milton Pereira

Durante a visita foi realizada também a entrega do material didático – pedagógico para os cursistas do Programa que ainda não haviam recebido. A equipe do Parfor/UFPI finalizou o encontro com palavras de apoio e incentivo aos cursistas para continuarem o percurso formativo com dedicação e empenho visando máxima qualidade na formação docente.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 07 26 at 11.17.21